22.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasLive sobre desafios da administração pública frente às mudanças climáticas inicia mês...

Live sobre desafios da administração pública frente às mudanças climáticas inicia mês do meio ambiente

Nesta quarta-feira (2), o Governo do Estado abre as ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, próximo sábado. A partir das 8h, a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) realizam a live “Desafios da Administração Pública frente às Mudanças Climáticas”. A transmissão será feita pelo canal do Imasul no Youtube – https://www.youtube.com/c/meioambientems, podendo ser assistida por todos os interessados.

A live será marcada por assinaturas e entregas que tem como ênfase a preservação e sustentabilidade ambiental e terá a participação do governador Reinaldo Azambuja, do secretário Jaime Verruck, do diretor-presidente do Imasul, André Borges; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Correa; do secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; da representante da WWF-Brasil, Flávia Szukala Araújo; do comandante da Polícia Militar Ambiental, Tenente-Coronel José Carlos Rodrigues e do diretor de Licenciamento e Fiscalização do Imasul, Luiz Mário Ferreira.

O secretário Jaime Verruck abre a programação do evento com a palestra “Contexto de Mato Grosso do Sul perante os acordos do Governo Federal junto à Cúpula do Clima”. Mato Grosso do Sul possui diversos projetos que utilizam tecnologias sustentáveis, como a agricultura de baixo carbono e a integração lavoura-pecuária-floresta. Além disso, tem uma boa posição na produção de biocombustíveis e avança na geração de energia. Todas essas ações contribuem para atingir a meta de redução de emissão de gás carbônico. “Mato Grosso do Sul foi a primeira unidade da federação a formalizar a criação de um programa para a mitigação e neutralização da emissão de gases de efeito estufa, no ano de 2016”, comenta o titular da Semagro.

Na sequência, o diretor-presidente do Imasul, André Borges, fala sobre a “Transformação Digital do Imasul”, órgão vinculado à Semagro e que é responsável pela concessão de licenças ambientais e controle de obras, empreendimentos e atividades de diversas áreas que possam poluir ou modificar o meio ambiente – e que hoje são processados de forma mais célere, com a assinatura digital. A carteira digital de pesca amadora e desportiva é outro serviço que foi modernizado e está disponível pelo Imasul desde fevereiro deste ano.

Durante o evento, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck assinam os seguintes documentos: decreto de criação do grupo de atendimento a acidentes ambientais; portaria instituindo o sistema de licenciamento ambiental digital; portaria instituindo o aplicativo de fiscalização ambiental; portaria instituindo o módulo de automonitoramento; edital do Funles (Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados) e a autorização para a construção da sede do Imasul em Dourados.

Mês do Meio Ambiente

Além da programação desta quarta-feira, durante todo o mês de junho o Imasul e a Semagro realizam uma série atividades, principalmente lives e webinares como o Seminário Estadual das Águas e temas ligados ao Laboratório de Ictiologia, Resíduos Sólidos e Logística Reversa, Outorga de Uso de Recursos Hídricos, Manejo Integrado do Fogo e demais ações para prevenção e combate a incêndios florestais.

Confira abaixo a programação (sujeita a alterações)

 

7 de junho– Segunda-feira
8h as 17hs – 2º Seminário Estadual das Águas
Quem participa: Frente Parlamentar de Recursos Hídricos e Imasul.
Evento virtual transmitido pelo Canal da Assembleia Legislativa.
14h – Peixes do Pantanal – Prof. Fernando Carvalho (UFMS), com Ricardo Rech (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
15h – Decoada: Mitos e Verdades – Heriberto Gimenes Júnior (Laboratório de Ictiologia do IMASUL), com Marina Mendonça (MPEG), como mediadora.

8 de junho – Terça-feira
8h – A importância da dinâmica reprodutiva em espécies reofílicas do Pantanal – Prof. Karina Tondato (UFMS), com Heriberto Gimenes Júnior (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
9h – A utopia do repovoamento de peixes – Prof. André Luiz Julien Ferraz (UEMS), com Ricardo Rech (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.

9 de junho – Quarta-feira
8h – Mulheres na Ictiologia – Prof Priscila Camelier (UFBA), com Carla Kovalski (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediadora.
9h – Estudos sobre peixes do Pantanal – Dra Emiko Resende, com Heriberto Gimenes Júnior (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.

10 de junho – Quinta-feira
8h – A importância das plataformas digitais na divulgação científica (MZUSP) – Kleber Mathubara Leite (MZUSP), com Heriberto Gimenes Júnior (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
9h – Consultoria ambiental e o monitoramento da ictiofauna – Biólogo Thiago Tesini Taveira, com Ricardo Rech (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.

11 de junho – Quinta-feira
8h- Bem-estar animal: o conceito aplicado para peixes ornamentais – Carla Kovalski (Laboratório de Ictiologia do IMASUL), com Júlia Medeiros (Oceanicaquarium) como mediadora.
9h- Desafios na nutrição de peixes ornamentais – Prof. Claucia Honorato (UEMS), com Frederico Vasconcelos (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.

14 de junho – Segunda-feira
9 as 11hs – Webinar: Outorga de direito do uso dos recursos hídricos.
Evento virtual transmitido pelo canal do Imasul no YouTube.

15 de junho – Terça-feira
9h – Reunião com prefeitos sobre gestão de resíduos sólidos e logística reversa.
Quem participa: Jaime Verruck, Luciano Loubet (MPMS), Fernando Bernardes (TCE/MS) e Thais Caramori.
Evento em plataforma online para os prefeitos e transmissão pelo YouTube do Imasul.

16 de junho– Quarta-feira
9 as 11hs – Webinar: Outorga de água subterrânea

Evento virtual transmitido pelo canal do Imasul no YouTube.

17 de junho – Quinta-feira
9hs – Apresentação de ações para prevenção e combate a incêndios florestais
•             PEMIF
•             Diagnóstico e fiscalização
•             Ações já realizadas
•             Equipamentos adquiridos

Marcelo Armôa, Semagro/Imasul

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img