O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, recebeu o Certificado de Proficiência da Controllab, referente ao ano de 2020, para 17 exames realizados em três áreas pelo Lacen. O documento confirma excelência nos resultados apresentados pelo serviço.
A Secretaria de Estado de Saúde contratou empresa especializada em serviços de controle externo de qualidade. A analise foi feita entre novembro de 2019 e novembro de 2020. A gerente da Qualidade e Biossegurança do Lacen, Rita de Cassia, explicou que durante o período de avaliação o laboratório recebe periodicamente amostras cegas para analise e no final do ano é divulgado o resultado. “O serviço de controle externo de qualidade é uma prova e o resultado mostra a excelência dos serviços prestados pelo Lacen e comprometimento da equipe”, disse Rita.
O Lacen/MS recebeu o certificado de Proficiência Clínica nas seguintes áreas :Bacteriologia (Bacterioscopia BAAR e Gram; Identificação Ambulatorial e Hospitalar, Teste de Sensibilidade); Biologia Molecular (Hepatite B, Hepatite C e HIV); Imunologia (Leptospirose; Rubéola; Sarampo); Líquor (Pesquisa de BAAR); Micologia (Identificação Micológica); Sorologia (anti-HIV triagem; Leishmaniose visceral) e Virologia (Rotavírus).
Também recebeu Certificado de Proficiência em Microbiologia para Contagem de bactérias; Heterotróficas; Determinação de Endotoxina; Pesquisa de Coliformes Termotolerantes; Pesquisa de E.col; Pesquisa de Pseudomonas aeruginos e Certificado de Proficiência AFQ para pH.
O Laboratório Central de Saúde Pública é reconhecido como um centro de referência regional nos diagnósticos de agravos e nas análises de produtos e tem como missão prestar serviços laboratoriais à comunidade no que tange à saúde pública, visando atender com qualidade e confiabilidade no âmbito da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador.
Com experiência e profissionais altamente capacitados, sempre passando por capacitações do Ministério da Saúde, o Lacen tem como competência coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública; realizar o controle de qualidade analítica da rede estadual; realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico; promover a capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios; e disponibilizar aos gestores nacionais as informações relativas às atividades laboratoriais realizadas por intermédio do encaminhamento de relatórios periódicos, obedecendo cronograma definido e apoio a pesquisa.
Airton Raes, SES
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul