A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Nova Alvorada do Sul, em parceira com o Banco do Brasil (Pronaf Mais Alimentos), concretizou o primeiro projeto de sistema de geração de energia fotovoltaica para a agricultura familiar na cidade. A beneficiada é Amália Sandra Bueno de Menezes, que desenvolve a bovinocultura de leite.
O sistema tem capacidade de geração de 1.500 kwh/mês de energia solar, geração de energia suficiente para abastecer o consumo da propriedade, financiado em 10 anos, com juro de 4% ao ano.
A Agência governamental divulgou aos produtores as vantagens da adoção e uso de energias renováveis com benefícios ao meio ambiente, acesso à novas tecnologias e redução de custos de produção, além da economia na fatura de energia elétrica.
“Com essas ações orientamos o acesso as políticas públicas de incentivo à energia renovável”, explica o servidor da Agraer e Engenheiro Agrônomo João Marcelo Beltrame, que elaborou o projeto e atua na assistência técnica continuada na propriedade por mais de seis anos.
“Com este investimento teremos um menor custo de produção e consequentemente um aumento na renda da família, pois estaremos gerando nossa energia de maneira ecológica, contribuindo com a sustentabilidade ambiental”, afirma a produtora Amália Sandra.
A administração municipal vem apoiando todas as ações voltadas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar local, onde o prefeito José Paulo Paleari esteve na propriedade conhecendo o sistema e divulgando para incentivar demais produtores aderirem a esta tecnologia.
Texto e fotos: Agraer de Nova Alvorada do Sul
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul