Atividades e funcionamento de serviços e empreendimentos em todo o Estado estão proibidos até o próximo dia 4 de abril, período em que estará em vigor o decreto estadual com medidas mais rígidas, para conter o avanço do coronavírus. E a circulação de pessoas e veículos só será permitida até às 20 horas.
Durante a vigência do Decreto, apenas 45 ofícios estão permitidos. E mesmo as atividades autorizadas deverão seguir regras, incluindo horário de funcionamento, que também vale para a circulação de pessoas e veículos. A proibição vai das 20h às 5h, de segunda a sexta-feira; e das 16h às 5h, aos sábados e domingos.
As exceções são serviços públicos indispensáveis à vida e à segurança; casos de emergência e urgência; serviços de saúde, transporte, fornecimento de alimentos e medicamentos por delivery, farmácias e drogarias, funerárias, postos de combustíveis, indústrias, restaurantes em postos de combustíveis localizados em rodovias e hotéis; hipermercados, supermercados e mercados e transportes intermunicipais.
No caso dos mercados, supermercados e comércio em geral está proibido o consumo de alimentos e bebidas no local.
Estão restritas ainda atividades, eventos, reuniões e festividades que possam acarretar em aglomeração de pessoas. Centros esportivos, balneários e salões não poderão funcionar. E até mesmo as atividades e serviços autorizados terão a limitação de atendimento ao público de 50% com distanciamento mínimo de 1,5 metro por pessoa.
Equipes da segurança pública estadual farão abordagens e qualquer pessoa poderá denunciar o descumprimento das normas por meio do telefone 190.
As administrações municipais devem seguir as normas, mas estão autorizados a adotar medidas ainda rígidas.
Katiuscia Fernandes – Subcom
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul