23.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasDia Mundial da Água: No MS, gestão dos recursos hídricos, atinge um...

Dia Mundial da Água: No MS, gestão dos recursos hídricos, atinge um outro patamar


Conhecido por ser um dos estados mais ricos em água no país, Mato Grosso do Sul, comemora neste Dia Mundial da Água, uma gestão responsável e consciente dos seus recursos hídricos. Todas as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para a conservação desses recursos, realizadas por meio da Semagro têm garantido aos sul-mato-grossense o acesso aos diversos usos da água, de forma sustentável, com equilíbrio entre as demandas das atividades econômicas, sem prejuízo ao meio ambiente e proporcionando qualidade de vida às pessoas.

Nos últimos seis anos, “o Governo do Estado trouxe a gestão dos recursos hídricos para um outro patamar, avançando no monitoramento da qualidade da água de rios e poços subterrâneos, implantando e consolidando o sistema de outorga de uso de recursos hídricos, fundamental para se manter o equilíbrio entre as diversas demandas da água, sem prejuízos à população.

Fundamental na preservação das belezas de Bonito e região, foi criada a Câmara Técnica de Conservação do Solo e da Água, que emite pareceres e de recomendações técnicas de Projeto de Manejo e de Conservação de Solo e Água.

Segundo o secretário da Semagro, Jaime Verruck os resultados já obtidos com a Câmara apontam que o caminho correto e seguro foi encontrado para garantir a qualidade das águas na região.

A Semagro também viabilizou a aquisição de tratores, máquinas e equipamentos que compõem a Patrulha Ambiental, que atuará especificamente na adequação de estradas e lavouras de Bonito, Jardim e Bodoquena, com técnicas que impedem a erosão e o carreamento de sedimentos para os rios.

O Imasul, através dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos, incentiva a preservação, conservação e melhoria quantitativa e qualitativa dos rios, subsidiando tomadas de decisão em eventos hidrológicos críticos, como cheias e secas que podem oferecer riscos à saúde e à segurança pública ou prejuízos econômicos ou sociais.

Um desses instrumentos, o Siriema (Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente) possui um cadastro de recursos hídricos com mais de 15 mil usos registrados, com o nome da pessoa que usa a água, com sua localização através de coordenadas geográficas, informações de quantidade de água captada ou barrada e qual a destinação ou finalidade daquele uso. Com estes dados é possível conhecer a real demanda por estes recursos no Estado.

Com a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento), é possível monitorar os níveis dos principais rios de Mato Grosso do Sul. São treze estações telemétricas, transmitindo por satélite, em tempo real, dados de chuva e do nível dos rios.

O Imasul ainda conta com um programa de monitoramento da qualidade das águas superficiais e promove estudos para viabilizar investimentos para preservar locais prioritários fundamentais na preservação dos recursos hídricos, e para avaliar os impactos das hidrelétricas previstas para o Pantanal.

Katiuscia Fernandes – Subcom

 

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img