32.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasReinaldo Azambuja reafirma compromisso com transparência na divulgação do calendário de vacinação

Reinaldo Azambuja reafirma compromisso com transparência na divulgação do calendário de vacinação

Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul receberão o calendário de distribuição de vacinas contra a Covid-19 assim que o Ministério da Saúde formatar o plano nacional de distribuição das doses. O compromisso com a transparência na divulgação das datas foi assumido pelo governador Reinaldo Azambuja nesta quarta-feira (17) após videoconferência do Ministério da Saúde com o Fórum de Governadores. 

Na reunião virtual, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, propôs distribuir aos estados cerca de 230 milhões de vacinas contra a Covid-19 até julho deste ano.

Do total previsto, 190 milhões já estão contratadas do Instituto Butantan/Sinovac e da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford. O restante está em tratativa com o Consórcio Covax Facility e com os laboratórios União Química/Gameleya/Rússia e Precisa/Bharat Biotech. 

“O ministro apresentou essa previsão de entrega de vacinas e até julho teremos perto de 200 milhões de doses entregues. Assim que recebermos o calendário fechado vamos disponibilizar aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul para que a nossa população possa acompanhar o recebimento”, destacou o governador Reinaldo Azambuja após a reunião virtual. 

Ministério apresentou calendário inicial 

Calendário mês a mês

A formatação de um calendário de vacinação detalhado, com previsibilidade de entrega mês a mês, é a principal reinvindicação dos governadores junto ao Ministério da Saúde.

Com a demanda em mãos, Pazuello disse que até o final da noite de hoje vai fechar o calendário de distribuição dos meses de fevereiro e março. 

Já os calendários de vacinação de abril, maio, junho e julho serão anunciados até o fim de fevereiro.

No encontro com os governadores, o ministro da Saúde reforçou que a compra dos imunizantes será feita dentro do PNI (Plano Nacional de Imunizações) e que a distribuição das vacinas será de acordo com os grupos prioritários.

“Vamos vacinar todos os brasileiros em 2021”, afirmou Pazuello. Até o final do ano, o Ministério da Saúde planeja adquirir 454,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, de diversas fabricantes.

“Mato Grosso do Sul construiu  uma logística rápida de distribuição de vacinas. Estamos prontos para receber as novas doses e reforçar nosso plano de enfrentamento à Covid-19”, falou o secretário de Saúde, Geraldo Resende.

Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img