21.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioFeira de agronegócio tem robô interativo, defensivo à base de minerais e...

Feira de agronegócio tem robô interativo, defensivo à base de minerais e drone para aplicação de insumos no interior de SP

Evento ocorre até 28 de fevereiro em Piracicaba (SP) e reúne máquinas, implementos, tecnologias e serviços para o campo. Feira em Piracicaba destaca inovação no agronegócio
Piracicaba (SP) recebe, a partir desta segunda-feira (24), a 11ª edição do Coplacampo, evento que reúne inovações e tecnologias para o agronegócio. A feira ocorre até 28 de fevereiro no espaço da instituição, na Rodovia SP-308 no Bairro Taquaral, das 8h às 17h, com entrada gratuita.
A organização do evento informou que mais de 140 expositores tem participado desta edição. O público-alvo é o grupo de produtores rurais que busca acesso às novidades em máquinas, implementos, insumos, tecnologias e serviços para o campo.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Defensivo à base de minerais
Uma empresa do interior paulista lançou na feira um defensivo agrícola a base de minerais. O produto pode ser utilizado em cultivos de soja, café e laranja.
“As partículas são nanopartículas, são ultrafinas. A gente tem maior persistência desse produto na folha, além dele ser absorvido e ter outras formas de ação como curativa ou erradicante, ou seja, controlando o patógeno ali, seja fungo ou bactéria”, afirma o gerente de desenvolvimento de mercado Jonathan Coradin.
Robô na feira de agronegócio em Piracicaba (SP)
Coplacana/Divulgação
A produtora rural Tânia Salvador foi recebida por um robô em um estande sobre sementes e insumos. Ele explicou sobre produtos para cana-de-açúcar.
“A gente vê a inteligência artificial tomando conta de muitas áreas e isso facilita a vida do produtor”, afirma a produtora Tânia Salvador.
Outro destaque da feira foi um drone que pode ser utilizado para a aplicação de insumos agrícolas. A máquina conta com um motor reforçado e levanta voo com até 100 kg de insumos. Essa utilização pode reduzir as perdas na pulverização de defensivos em lavouras de grãos e agilizar o plantio de pastagens.
“Quando a pessoa faz uma distribuição de cobertura em geral, ela vai usar um trator pequeno com dispensador pendular. Ele [trator] faz uma faixa de seis metros, que é o equivalente ao que o drone faz na cobertura de sementes. Só que enquanto ele [trator] anda a 10 ou 12 km por hora, o drone pode voar 32 km por hora. Isso torna a operação muito mais eficiente, rápida e com redução de custos”, informa o consultor Fábio Salvaia.
O drone custa 165 mil reais. O valor é 10 vezes menor do que um trator.
Drone na feira de agronegócio em Piracicaba (SP)
Coplacana/Divulgação
Visita
A organização do evento espera que mais de 15 mil pessoas passem pelo local até sexta-feira e a expectativa é que a movimentação financeira ultrapasse os 500 milhões de reais.
“Nós temos uma parceria com essas cooperativas de crédito, onde as taxas são mais flexíveis, gera interesse, gera negócio, economia para o produtor e fomenta a produção”, diz o presidente da Coplacana Marcos Farhat.
No ano passado, o evento movimentou 530 milhões de reais em negócios e teve a visita de 12 mil pessoas, afirmou a cooperativa responsável pela realização.
Agricultura familiar
O evento tem espaço para agricultores familiares que desejam vender itens de produção própria. Camila Oliveira, produtora rural de Tietê (SP), tem estado na feira com uma banca de temperos naturais.
“Conhecemos as pessoas, fazemos contatos. Isso é ótimo. Eu mesma faço o colorau, 100% natural na minha propriedade e vendo aqui”, afirma Camila Oliveira.
Inscrição
A entrada é gratuita, mas é preciso fazer a inscrição pelo site.
Trator em exposição na feira voltada para o agronegócio em Piracicaba (SP)
Coplacana/Divulgação
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img