Escorbuto é uma doença que provoca problemas nas articulações, inchaços, perda de dentes, hemorragias e machucados que não cicatrizam. E por isso, os marinheiros levavam a laranja como fonte de vitamina C, que ajudava a prevenir a doença.
Nesta semana, o podcast De onde vem o que eu como explorou como essas três frutas, que não são brasileiras, se tornaram as queridinhas no Brasil.
O episódio também informa quais estados mais produzem a maçã, a melancia e a laranja.
🎧OUÇA o episódio (acima) e abaixo conheça outros benefícios dessas frutas:
O podcast ‘De onde vem o que eu como’ traz curiosidades sobre a maçã, laranja e a melancia.
Floh Keitgen/Sheraz Shaikh/Matheus Cenali – Unsplash
🍊Laranja: Sendo a segunda fruta mais consumida do país, seu suco melhora a microbiota, bactérias do bem que ficam no intestino. Ela também é rica em vitamina C, que reforça as defesas do organismo contra doenças, entre elas a gripe.
🍉Melancia: Terceira colocada no gosto dos brasileiros, a fruta é composta por 90% de água e, por isso, colabora na hidratação que ajuda a prevenir a formação de pedra no rim. E ainda contém minerais e 19 vitaminas, entre elas as vitaminas A e C.
“A melancia tem uma característica muito interessante que é a sua cor, o seu pigmento. Esse pigmento avermelhado é muito interessante porque ele tem licopeno, que é um componente bioativo antioxidante”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho.
🍎Maçã: A quarta colocada é rica em fibras, vitamina C e minerais como o potássio, fósforo e magnésio. Tem uma intensa atividade antioxidante e ajuda a proteger o corpo dos radicais livres.
Leia também:
• Receitas com banana: 10 opções práticas doces e salgadas
• Saiba como é feita a cerveja sem álcool
• ‘Cabruca’ citada na novela Renascer começou há mais de 300 anos
🎧OUÇA:
Veja a série de vídeos do “De onde vem o que eu como”:
De onde vem o que eu como: melancia
De onde vem o que eu como: laranja
De onde vem o que eu como: limão
De onde vem o que eu como: banana