Deve ser publicado nas próximas semanas, decreto que institui em Mato Grosso do Sul, a Política Estadual de Manejo Integrado do Fogo – PEMIF, uma ação estratégica de prevenção a eventos extremos, como os que aconteceram ao longo de 2020 na região do Pantanal.
A proposta já foi apresentada ao CECA (Conselho Estadual de Controle Ambiental) para contribuições, e na sequência será encaminhada ao governador Reinaldo Azambuja. Para o secretário da Semagro e presidente do CECA, Jaime Verruck, com a implantação dessa política o Estado terá instrumentos mais adequados e eficientes para o combate aos incêndios florestais.
De acordo com o monitoramento da Sala de Situação do Imasul e do Cemtec/Semagro, o nível dos rios continua baixo, assim como os índices pluviométricos, principalmente no Pantanal, condições favoráveis ao surgimento de novos focos de incêndio na região pantaneira.
Com a adoção da Política Estadual de Manejo Integrado de Fogo será possível reduzir os impactos dos incêndios florestais e do uso não autorizado e indevido do fogo.
Katiuscia Fernandes – Subcom
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul