21.6 C
Campo Grande
HomeAgronegócioCasadinhos, pizza e salgados para festas: agricultoras do ES inventam receitas para...

Casadinhos, pizza e salgados para festas: agricultoras do ES inventam receitas para abacaxis sem valor comercial

Marataízes, no Sul do Espírito Santo, é referência na produção de abacaxi. Apesar disso, nos últimos anos as safras têm sido menores. Com o aproveitamento da fruta, famílias estão aumentando a renda. Lavradoras e esposas de agricultores do ES aproveitam abacaxi que perderam valor comercial
Casadinhos, geleias, salgadinhos para festas e até pizzas. Tudo com algo bem comum em Marataízes, no Sul do Espírito Santo: o abacaxi. E não é para menos: a prefeitura, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está ensinando mulheres a aproveitarem as frutas que não têm valor comercial, dando novos destinos ao que antes iria para o lixo. Com isso, o abacaxi se torna ingrediente principal de diversas delícias e ainda renda um dinheiro extra para as famílias.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Com esse curso, a gente que é doméstica e fica em casa com os maridos na roça, agora tem outra renda com os outros abacaxis que não têm saída”, disse a lavradora Natieli Rangel.
Marataízes, no Sul do Espírito Santo, é referência na produção de abacaxi. A cidade é uma das maiores produtoras. Apesar disso, o produtor rural José Brandão disse que, nos últimos anos, as safras da fruta têm sido menores.
Produção de abacaxi no ES
Reprodução
“Ano passado, nós tivemos perca de 50% de produção. Houve produtor com 100% de prejuízo devido à seca que teve. Ficamos sete meses sem chuva”, disse.
Mais de 30 receitas
Pizza com abacaxi
Reprodução
De acordo com a prefeitura, o curso tem como objetivo capacitar moradores da zona rural, interessados em ampliar o conhecimento em torno do manuseio e beneficiamento do fruto, proporcionando novos horizontes para a comercialização e promoção do abacaxi.
Ao todo, cerca de 30 receitas são ensinadas, entre doces e salgados.
Receitas com abacaxi
Reprodução
“A gente chegou a conclusão que não era só o abacaxi. Precisava associar ainda um pouquinho mais de dificuldade, porque tinha que associar ao pescado, ao camarão. Hoje, a gente ensina pizza, panqueca, filé de peroá com abacaxi, aproveitando também esse peixe local”, disse a instrutora Kelly Feitosa.
De acordo com o secretário de Agricultura de Marataízes, nem todos os frutos são aproveitados durante a colheita porque alguns não crescem o suficientes ou foram infestados por brocas. Por conta disso, perdem valor comercial.
“A gente está buscando formas para que esses abacaxis pequenos fiquem dentro do município e possam ser aproveitados através de cursos e outras formas”, disse o secretário.
Foi assim que surgiu a ideia de capacitar as agricultoras. Com receitas diferentes, elas faturam um dinheiro extra para o sustento da família e diminuem as perdas com essas frutas sem valor.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img