21.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioConheça o Pig Pablo de Arrascaeta, mini porco do Rio que vai...

Conheça o Pig Pablo de Arrascaeta, mini porco do Rio que vai à praia, passeia no shopping e vive em um hotel canino

Já pensou em estar passeando na rua e cruzar com um porco de coleira? Essa é a rotina do pig Pablo, um porquinho que vive com cachorros em um hotel de cães. Conheça o ‘Pig Pablo de Arrascaeta’, mini porco que mora em um hotel canino no Rio
Um adestrador uruguaio que vive no Rio de Janeiro atrai olhares curiosos por onde anda. É que além de passear sempre com vários cachorros, José Garcia é tutor de um mini porco. Super dócil, o animal encanta as pessoas onde passa. Além disso, o pequeno suino tem nome de craque.
Pig Pablo Arrascaeta é um mini porco da raça de abate e tem 7 meses. O animal atende a comandos, vive como um pet, é carinhoso e adora passear.
Entre os seus passeios, ele costuma ir a shoppings e até para a praia. O porquinho vive há 5 meses em um hotel Amor Canino que é gerenciado pelo seu tutor, o adestrador José Garcia.
Curiosamente, o pet ajuda outros animais que são medrosos ou violentos, conforme explica o especialista em comportamento animal.
“O Pablo é um animal passivo, ele é muito estabilizado, então os cães que são violentos, ele acaba ajudando a acalmar. Enquanto os animais que são mais medrosos, o Pablo ajuda dando carinho, ficando por perto. Ele é muito carinhoso”, explica José.
Adestrador domestica mini porco no Rio
Arquivo pessoal
Além disso, o próprio porco é adestrado e responde a comandos como “vem, senta, gira” e atende pelo próprio nome. Segundo José, a ideia do nome nasceu da admiração ao jogador de futebol Pablo Arrascaeta, que atualmente joga no Flamengo, time carioca.
Tanto o adestrador quanto Arrascaeta são uruguaios.
José era tutor de três cachorros, mas quando uma delas morreu aos 5 anos de vida, ele não pensava em adotar mais animais. Foi quando durante a pandemia ele se interessou após ver estudos indicando a alta inteligência dos porcos entre os animais.
Nessa época, ele já trabalhava com cães havia alguns anos. José explica que, alguns casos, há cachorros que atacam seus próprios donos, ou até mesmo crianças. O trabalho dele é reabilitar esses animais para o convívio social.
No início, o próprio porco tinha alguns medos, mas com os ensinamentos logo ele se soltou e se tornou um animal carinhoso.
Mini porco passeia junto com cachorros no Rio
Arquivo pessoal
Convivendo com cerca de 10 cães por dia, ou mais, o Pig Pablo tem uma rotina bem agitada. Ele passeia todos os dias, seja na Tijuca ou na Zona Sul. Em outros momentos ele vai ao shopping, no verão vai à praia e nos parquinhos ele é a sensação.
Segundo José contou ao g1, muitas pessoas costumam parar e pedir fotos.
“A primeira vez que eu saí com ele na rua, fomos ao Village Mall, um dos shoppings mais caros do Rio. Eu ainda estava no estacionamento quando parou uma Ferrari e uma mulher desceu e disse: ‘eu posso tirar uma foto do seu porquinho?’, lembra o tutor.
Em outra situação, o animal parou o trânsito na Zona Sul.
“Eu estava passeando com ele e vários cães quando me para um ônibus em um cruzamento no Catete. O motorista parou e abriu a porta para tirar foto, enquanto vários passageiros filmavam também. O trânsito todo parado e ele ali sendo filmado”, brinca o homem.
Pig Pablo de Arrascaeta comendo manga na praia do Rio
Arquivo pessoal
Para o adestrador, a convivência do porco com os cachorros tem sido fundamental, mas ele toma alguns cuidados.
“O Pablo é um animal passivo, indefeso, ele nunca vai revidar. Claro que eu não posso ser irresponsável e deixar ele com um animal violento, porque pode ter algum problema. Os animais que ainda estão sendo adestrados ficam separados”, reforça ele.
José deixa ainda uma dica para os tutores de animais que são medrosos ou agressivos.
“Uma dica é nunca acreditar que seu animal é assim porque ele é. Do jeito certo, ele muda. Algumas pessoas justificam com desculpas do tipo “ah, ele é assim porque era de rua” ou “ele ficou assim depois que foi atacado”. Os animais podem ser educados”, destaca o adestrador.
*estagiária sob supervisão de João Ricardo Gonçalves

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img