37.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioBioinsumos: uso de fungos e bactérias para fertilizar o solo e combater...

Bioinsumos: uso de fungos e bactérias para fertilizar o solo e combater pragas cresce no campo

Adubos químicos e agrotóxicos ajudaram o Brasil a se tornar um grande produtor de alimentos, mas reduziram a qualidade do solo. Por causa disso, alguns agricultores têm adotado os biológicos para melhorar a terra e aumentar a produtividade. Bioinsumos: uso de fungos e bactérias para fertilizar o solo e combater pragas cresce
O uso de bioinsumos, como fungos e bactérias, vem crescendo no campo como uma forma de fertilizar o solo e combater as pragas e doenças que atacam as lavouras.
Esses produtos são capazes de devolver para a terra os microorganismos que foram se perdendo, ao longo dos anos, com o uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos.
Funciona assim: o solo tem propriedades químicas e biológicas. As químicas são o nível de acidez e o teor de nutrientes, por exemplo. Já as biológicas envolvem microorganismos como fungos e bactérias.
Em qualquer lavoura de monocultura, os produtos químicos acabam se sobrepondo aos elementos biológicos. Esse desequilíbrio, no médio e longo prazo, causa danos ao solo e às plantações.
A utilização dos bionsumos tenta, justamente, devolver os elementos biológicos (fungos e bactérias) ao solo degradado.
Na reportagem completa no vídeo acima, o Globo Rural mostra exemplos práticos de agricultores de Goiás que estão usando bioinsumos na lavoura.
Vídeos mais assistidos do Globo Rural

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img