26.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasDia do turismo: veja dicas para planejar uma viagem sem entrar no...

Dia do turismo: veja dicas para planejar uma viagem sem entrar no vermelho

Atividades turísticas no Brasil cresceram 41,9% de janeiro a julho deste ano, diz IBGE. Tome cuidado para não extrapolar no volume de malas. O permitido para malas de mão nas companhias é de 10 kg, já para malas despachadas é de 23 kg.
Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
De janeiro a julho deste ano as atividades turísticas do país cresceram 41,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Mas esse retorno do turismo depois do baque da pandemia pode representar uma alta nos preços das passagens e nos hotéis – e impactar o bolso de quem quer aproveitar as datas comemorativas e as festas de final de ano.
Para celebrar o Dia Mundial do Turismo (27), veja as dicas da educadora financeira Bruna Allemann, da Acordo, para planejar uma viagem sem entrar no vermelho.
LEIA MAIS:
‘Dinheiro não compra felicidade, mas…’ brasileiros deixam país em crise em busca de trabalho e qualidade de vida
Número de brasileiros deportados dos EUA em 2022 bate recorde
As 20 melhores companhias aéreas do mundo para viajar, segundo consultoria
Veja como organizar as contas antes de viajar:
1 – Não viaje endividado
Se você está no vermelho, todo dinheiro economizado deve ser usado para quitar as dívidas e posteriormente fazer uma reserva de emergência. Só depois disso você pode usar parte do dinheiro para uma viagem.
“O comprometimento é o sucesso do nome limpo e para traçar os objetivos que te façam seguir rumo a liberdade financeira. Aí sim a viagem virá como uma bonificação pelos seus esforços consigo mesmo”, diz Bruna.
2 – Pesquise e planeje a viagem
A viagem precisa estar dentro do seu orçamento. Para chegar lá, reserve de 5 a 10% da sua renda para realizar esse sonho. Depois, a dica é procurar regiões de baixa temporada e pesquisar o mesmo roteiro em vários sites. Na hora de fechar, tenha certeza de que as parcelas cabem no percentual combinado.
3 – Compre passagens com antecedência
Comprar passagens com antecedência também pode ajudar nas economias. A dica é comparar os melhores preços entre as companhias aéreas, o melhor dia para embarque, entre outros descontos e promoções liberadas pelas agências.
4 – Cuidado com a bagagem
Tome cuidado para não extrapolar no volume de malas. O permitido para malas de mão nas companhias é de 10 kg, já para malas despachadas é de 23 kg. Os custos para bagagem extra são bem altos e você pode deixar de gastar seu dinheiro com algo mais interessante, como passeios e alimentação.
Initial plugin text
5 – Economize na hospedagem
Pesquise opções mais barata,s como Airbnb e hostels, ou, caso você queira mais conforto, hotéis afastados das zonas turísticas. Levante os gastos com o transporte e veja o que vale a pena para o seu bolso. Outra dica é procurar hotéis que tenham cozinha, assim você pode fazer a própria comida ao invés de comer em restaurantes todos os dias.
6 – Descubra passeios gratuitos
Dê preferência para cidades que tenham eventos e atrações gratuitas. Muitos museus e pontos turísticos também possuem dias para a entrada gratuita. Monte um roteiro priorizando essas atrações.
7 – Evite gastar com lembrancinhas
Por mais tentador que seja voltar para casa com recordações físicas da viagem, o hábito de trazer lembrancinhas pode sair caro – além de ser desnecessário. Compre o que vale a pena. O dinheiro compra experiências, não só coisas.

Fonte:

g1 > Turismo e Viagem

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img