Órgão turístico da capital austríaca diz que fotos de obras que retratam corpos nus já foram removidas por Instagram e Facebook, apesar dessas plataformas alegarem que esse tipo de conteúdo é permitido. Logo do OnlyFans é visto em computador. Plataforma é conhecida por conteúdo erótico.
Andrew Kelly/Reuters
As regras do Instagram e do Facebook que restringem nudez em fotos levaram museus de Viena, na Áustria, a criarem um perfil no OnlyFans, site conhecido por abrigar conteúdo erótico. A conta reúne fotos de obras que correm o risco de serem proibidas em outras plataformas.
As instituições usam o perfil para promover imagens que poderiam ser sinalizadas como impróprias. Entre elas, estão obras de artistas como Egon Schiele e Koloman Moser, cujos trabalhos representam o corpo humano nu.
Quanto rende o OnlyFans? Os lucros e perrengues de brasileiras que vendem ‘nudes’ no site
OnlyFans: conheça o app ‘recatado’ do serviço
“Não é surpresa saber que algumas de suas obras de arte caíram em conflito com os censores há mais de 100 anos”, disse o conselho turístico de Viena. “E a batalha contra a censura ainda continua: com o surgimento das redes sociais, proibições como essas estão de volta às manchetes”.
O conselho de Viena aponta que as redes sociais mais conhecidas, como Instagram e Facebook, têm políticas contra nudez e conteúdo “obsceno”. Uma porta-voz do órgão afirmou à “NBC News” que, em 2019, o museu Albertina, em Viena, teve a conta no Instagram suspensa por conta dessas regras.
A penalização aconteceu após a instituição publicar a foto de um quadro do pintor Peter Paul Rubens que continha nudez.
Facebook e Instagram têm regras contra nudez.
AP Photo/Jenny Kane
Em 2018, a foto da Vênus de Willendorf, uma estatueta que representa uma mulher nua, foi removida pelo Facebook da página do Museu de História Nacional de Viena. À época, a rede social entendeu que o conteúdo era pornográfico.
Os seguidores dos museus austríacos no OnlyFans (Vienna Tourist Board) podem ver as obras de arte que poderiam ser removidas do Instagram e do Facebook. As instituições também usam a plataforma para promover o turismo na capital austríaca.
Regras contra nudez
As diretrizes de comunidade do Instagram proíbem nudez, mas preveem exceções para “imagens de pinturas e esculturas”. Apesar das obras de arte serem permitidas, os museus alegam seus posts foram removidos pela plataforma.
O Facebook, dono do Instagram, vai na mesma linha: a nudez é proibida, exceto em casos específicos, como “fotos de pinturas, esculturas e outras obras de arte que retratem figuras nuas”.
O OnlyFans diz que os usuários podem postar nudez se as imagens estiverem de acordo com as políticas de uso do serviço.
g1 > Turismo e Viagem
Comentários do Facebook