30.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioSafrinha do milho será menor por causa do clima

Safrinha do milho será menor por causa do clima


No centro-oeste do estado de São Paulo, assim como em muitas outras áreas de plantio no Brasil, a produção de milho foi afetada pelo clima e as perdas estão sendo grandes para os agricultores. Safrinha do milho será menor por causa do clima
TV TEM/Reprodução
É época de milho segunda safra ou milho safrinha. No centro-oeste do estado de São Paulo, assim como em muitas outras áreas de plantio no Brasil, a produção foi afetada pelo clima e as perdas estão sendo grandes para os agricultores.
Enquanto a máquina termina a colheita, o produtor Marcio Pavani faz as contas do que deu para salvar. O resultado foi bem abaixo do esperado. Ele manteve os 290 hectares de área plantada no ano passado, com expectativa de igualar a produção da safra anterior, mas ficou longe disso.
Em 15 anos apostando no milho como safra de inverno em Salto Grande (SP), na região de Ourinhos (SP), o agricultor nunca teve um prejuízo como este.
Se a previsão do produtor tivesse dado certo quando ele ainda estava plantando o milho safrinha, o cenário seria completamente diferente. Os pés não iam estar, no máximo, chegando à altura da cintura.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 19/09/2021)
Safrinha do milho será menor por causa do clima
A explicação para esta safra atípica está nos extremos do clima: uma estiagem muito mais longa do que o que se imaginava, além de seguidas geadas em um curto intervalo de tempo.
Nos 17 municípios da regional da Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati) de Ourinhos, a quebra chegou a 60%, e a imagem de pés de milho pequenos se repetiu por todo lugar.
Nesta safra, as espigas ficaram fora de padrão. Algumas alcançaram o tamanho normal, mas outras não vingaram e sofreram na fase do preenchimento dos grãos.
Para tentar amenizar o prejuízo, o produtor Miguel Angelo de Almeida conta com o seguro rural. Ele até demorou um pouco mais para colher na área dele à espera de um perito. Bem diferente do que ele gostaria quando aumentou a área de produção em 20% da safra passada para esta.
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
VÍDEOS: veja as reportagens do programa
Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img