22.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioSauditas liberam carne bovina de 5 frigoríficos de MG que estavam suspensos...

Sauditas liberam carne bovina de 5 frigoríficos de MG que estavam suspensos após ‘vaca louca’


Final do bloqueio ocorre 10 dias após Arábia Saudita iniciar veto. Empresas são de Minas Gerais, onde um caso da doença foi registrado, mas em uma contaminação considerada atípica. Propriedade em MT onde vivia animal com mal da vaca louca
Leandro J. Nascimento/G1
O governo da Arábia Saudita suspendeu o bloqueio às importações de carne bovina de 5 frigoríficos de Minas Gerais, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) brasileiro nesta sexta-feira (17).
De acordo com a pasta, a liberação por parte das autoridades sauditas ocorreu na quinta (16), 10 dias após o país ter anunciado a suspensão das compras da carne proveniente dos estabelecimentos, no último dia 6 de setembro.
Vaca Louca: relembre a doença que ficou conhecida nos anos 80 e 90, após surto no Reino Unido
Você sabe a diferença entre a vaca sã e a vaca louca? Relembre o meme
A motivação do veto foi a ocorrência de dois casos de “vaca louca” no Brasil. O estado de Minas Gerais foi um dos locais onde o caso foi identificado no dia 6 deste mês. O segundo animal infectado foi em Mato Grosso. Ambos se tratam da contaminação atípica, que ocorre por uma mutação genética e, portanto, não indica infecção de todo o rebanho.
O Brasil, maior exportador de carne bovina do mundo, já estava com as exportações para a China paralisadas há 14 dias. A medida foi tomada automaticamente após o primeiro caso da doença ser identificado e não há previsão para o retorno da comercialização.
Como a vaca é contaminada?
Existem duas formas principais para o animal adquirir a doença:
caso de origem atípica: nele, naturalmente, o príon sofre uma mutação, se tornando infeccioso. Quanto mais velho o animal, maior a probabilidade disto acontecer;
contaminação: por meio do consumo de rações feitas com proteína animal contaminada, como por exemplo, farinha de carne e ossos de outras espécies. No Brasil, é proibido o uso deste tipo de ingrediente na fabricação de ração para bovinos.
Vídeos: tudo sobre agronegócios

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img