27.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasAvanço da vacinação contribui para estabilidade da Covid em MS

Avanço da vacinação contribui para estabilidade da Covid em MS

A maioria dos indicadores analisados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram o cenário de estabilidade da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. 

De acordo com o boletim epidemiológico Covid desta quarta-feira (28) o Estado acumula 354.221 casos confirmados desde o início da pandemia. Neste mesmo período, o total de pessoas que não resistiu às complicações da doença foi de 8.893. 

Com 1.060 novos casos registrados no boletim epidemiológico desta quarta-feira, a média móvel registra leve aumento de 609 para 634 novos casos na última semana. 

“Estamos oscilando com relação ao número de casos. O que nós temos de concreto? Que o vírus está aí. E nós temos que fazer a nossa parte, e nos prevenir. Estamos estáveis na média móvel com relação aos últimos 21 dias, mas uma média alta que temos que baixar”, destacou a secretária adjunta da SES, Christinne Maymone. 

Avanço da vacinação contribui para estabilidade da Covid em MS
Avanço da vacinação contribui para estabilidade da Covid em MS

Os municípios com maior número de confirmados são Campo Grande (+545), Três Lagoas (+73), Dourados (+72), Corumbá (+62) e Chapadão do Sul (+36).

Nos últimos três dias a taxa de contágio tem se mantido em 0.87, porém, vale lembrar que há dez dias atingiu o recorde histórico de 0.82, sinalizando leve aumento da transmissibilidade.

Dos casos ativos no Estado 599 são pacientes internados em leitos clínicos (262) e de Unidade de Terapia Intensiva (337). A taxa de ocupação de leitos de UTI/SUS está em 80% em Campo Grande e Dourados, 63% em Três Lagoas e 59% em Corumbá. Enquanto isso, a fila de espera conta com 24 pacientes na lista de espera na regulação de Campo Grande e 2 na Central de Regulação do Estado. 

Avanço da vacinação contribui para estabilidade da Covid em MS

Nesta quarta também foram confirmados mais 23 óbitos por complicações da Covid em dez municípios do Estado: Campo Grande (+12), Aquidauana (+2), Ponta Porã (+2), Anastácio (+1), Cassilândia (+1), Deodápolis (+1), Jardim (+1), Rio Brilhante (+1), Sidrolândia (+1) e Terenos (+1). A média móvel de mortes está em 20,6 e a taxa de letalidade está em 2,5%. 

Conforme o Boletim Covid, existem 1.599 amostras em análise no Lacen e laboratórios parceiros, e outros 8.093 casos sem encerramento pelos municípios. 

Com relação às vacinas, o diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcelo Fraiha, comemorou as boas notícias relacionadas à vacinação no Estado, e destacou que os novos carregamentos desta semana vão totalizar 112.660 novas doses para Mato Grosso do Sul. 

Avanço da vacinação contribui para estabilidade da Covid em MS

Ele destacou ainda o ranking vacinômetro que mostra que todos os 79 municípios estão acima de 90% na aplicação das doses enviadas. “Mato Grosso do Sul tem essa estratégia de sermos céleres na distribuição e também na aplicação das doses”, destacou. 

De acordo com o Vacinômetro, Mato Grosso do Sul já conta com 31,85% da população do Estado vacinada com duas doses ou com dose única. 

Todos os detalhes do Boletim Covid desta quarta-feira, 28 de julho, podem ser conferidos aqui

Mireli Obando, Subcom

Foto: Saul Schramm

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img