Globo Rural mostrou doces do período colonial passadas de geração em geração, em Pernambuco, graças à importância do açúcar na economia local. O Globo Rural do último domingo (11) mostrou como a tradição de receitas de doces foi passada pelas gerações da população pernambucana desde o Brasil Colônia, graças à importância do açúcar na economia local durante o período.
Confira outras receitas do Globo Rural
Veja outras receitas de doces tradicionais do período colonial
Entenda porque em Pernambuco ter doce com o nome próprio já foi moda
Confira uma dessas receitas a seguir:
Bolo de macaxeira do engenho Jundiá
Bolo de macaxeira do engenho Jundiá
Reprodução / Globo Rural
Ingredientes
1,1kg de macaxeiras lavadas e raladas
Pitada de sal
2,5 xícaras de açúcar
600g de açúcar
1 xícara de água.
5 ovos
Gotas de limão
200g de manteiga
1 xícara de leite de coco puro
1 xícara e meia de coco ralado bem fininho
Modo de preparo: coloque as macaxeiras em uma tigela com uma pitada de sal. Já aqueça o forno em 180ºC. Faça uma calda com o açúcar e a água. Misture bem e coloque gotas de limão. A calda é usada para caramelizar a forma, que deve ser a com um buraco no meio .
Depois, faça outra calda com as 600g de açúcar em ponto de fio fino para escaldar a macaxeira, coloque também a manteiga e fazer uma calda quente. Mexa bem e acrescente os ovos. Por fim, adicione uma xícara de leite de coco puro e o coco ralado.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou espere o bolo ficar dourado. Faça o teste do palito, que tem que ficar ligeiramente úmido, quando espetado ao bolo. Desenforme em seguida.
VÍDEOS: mais assistidos do Globo Rural
G1 > AGRO
Comentários do Facebook