22.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasDefesa Civil inova em curso de produtos químicos e abrange instituições de...

Defesa Civil inova em curso de produtos químicos e abrange instituições de 14 unidades da federação

Entre os dias 22 à 28 de junho a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul (CEDEC/MS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) promoveu o curso “Atendimento de 1ª Resposta com Produtos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (QBRN)”.

Realizado pela primeira vez na modalidade EaD (Ensino à Distância), o curso contou com 471 inscritos de todas as regiões do País: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), Amazonas (AM), Pernambuco (PE), Paraná (PR), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE), Alagoas (AL), Ceará (CE), Paraíba (PB), Pará (PA), Espírito Santo (ES) e Distrito Federal (DF). 

O Coordenador Estadual de Defesa Civil, Fábio Santos Catarinelli, explica que o curso na modalidade presencial limitava o número de participantes, mas que as medidas restritivas da pandemia de Covid-19 fizeram com que o curso tivesse a formatação virtual, possibilitando a ampliação para outros estados brasileiros com número recorde de participantes. 

“O formato online é uma inovação e foi muito positivo. A Defesa Civil no País abre a possibilidade para outras instituições que trabalham com produtos químicos participem do curso. A ideia para o futuro é manter o treinamento disponível na rede”, avalia.

Proteção radiológica; Fontes de Radiação Ionizante; Transporte de Material Radioativo; Segurança Radiológica e Nuclear em grandes eventos públicos; Atendimento resposta com produtos Químicos e Biológicos; Atendimento Pré-Hospitalar e Radioacidentados; e Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foram os conteúdos abordados no conteúdo programático. 

O curso foi definido diante da necessidade de aprendizagem e atualizações de protocolos existentes para prevenção e resposta à desastres QBRN, por todas instituições nacionais, estaduais e municipais, levando em conta o crescente número de Indústrias, hospitais de radioterapia, medicina nuclear e laboratórios no Estado.

As instituições participantes foram: Corpo de Bombeiros Militar, Cruz Vermelha Nacional, Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande e Dourados, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Ambiental de Campo Grande e Dourados, Defesa Civil dos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Naviraí, Paranaíba e Nioaque, Instituto de Meio Ambiente (Imasul), Vigilância Sanitária, Secretarias Municipais de Saúde, Força Tarefa Brasileira, Centro de Proteção Ambiental do CBMMS e Comando Militar do Oeste (CMO).

O curso teve a organização da Comissão Estadual do Plano de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CE P2R2/MS) e teve como palestrantes o Carlos Alberto Rodrigues dos Santos, José Francisco Pereira, Raul dos Santos, Vanessa de Bonis, do Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e Carlos Roberto de Assis Filho, consultor especialista em QBRN.  

Mireli Obando, Subcom (com informações da CEDEC/MS)

Foto: Arquivo Subcom

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img