A data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos, por isso, em 2005, a Assembleia Mundial da Saúde, designou um dia do ano para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue livremente.
Para comemorar esse dia tão especial a instituição preparou o 3º Arraiá do Hemosul que trará comidas típicas e gostosas, mimos e decorações feitas com muito carinho e seguindo todas as normas de biossegurança para os doadores que vierem ao Hemosul Coordenador nesta segunda-feira (14) que fica localizado na Av. Fernando Correa da Costa, Nº 1304, no centro e estará aberto das 7h às 17h.
“Sem ajuda de cada doador o ato de salvar vidas não seria possível. São eles que fazem toda a diferença para milhares de pessoas que precisam receber a doação de sangue e seus hemocomponentes. Gostaria de convidar os doadores a virem comemorar esse dia fazendo sua doação e aproveitando para comemorar com a gente” diz a Coordenadora Geral da Rede Hemosul Marli Vavas.
O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais. Em alguns casos mais graves da Covid-19, também estão sendo feitas transfusões de sangue para recuperar os pacientes.
Além de agradecer aos doadores, é um dia de conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir. Por meio da campanha, mais e mais pessoas em todo o mundo são convidadas a se tornarem pessoas que salvam, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular.
Pré-requisitos para ser doador de sangue:
– levar documento de identidade com foto e órgão expedidor;
– estar em boas condições de saúde;
– ter entre 16 a 69 anos de idade (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
– intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
– pesar mais do que 55 kg;
– estar bem alimentado e hidratado;
– vacinas contra covid-19: Astrazeneca e Pfizer esperar 7 dias após vacina para vir doar ; Coronavac esperar 48 horas após a vacina para vir doar
Lívia Miranda, Hemosul MS
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul