Governo chinês não informou o motivo da suspensão, mas disse que, após o período, a autorização será reativada. Empresa disse que não vai comentar o assunto. Frigorífico de carne bovina
REUTERS/Paulo Whitaker
O governo da China informou nesta quarta-feira (30) que um frigorífico de carne bovina da Minerva Foods, localizado em Barretos, interior de São Paulo, terá suas importações suspensas por uma semana a partir desta quinta-feira (1º).
A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) não explicou os motivos da suspensão. De acordo com o boletim, as importações serão retomadas automaticamente após o vencimento do período, no dia 8 de outubro.
Procurada pelo G1, a Minerva Foods disse que não vai comentar a decisão. O Ministério da Agricultura também foi questionado, mas, até a última atualização deste texto, não respondeu.
Suspensão de frutos do mar
Na semana passada, a China também suspendeu por uma semana as importações de pescados e frutos do mar da empresa brasileira Monteiro Indústria de Pescados Ltda. O prazo de embargo termina no sábado (3).
Neste caso, o motivo apontado pelo governo chinês foi a presença do coronavírus em uma das cagas recebidas no país.
“Foram coletadas, de forma aleatória, 19 amostras de pescados, mas em apenas uma delas, especificamente na embalagem primária, foi detectado o vírus. Não houve, no entanto, a liberação de laudo laboratorial pelas autoridades chinesas”, disse o Ministério da Agricultura do Brasil à época.
A Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), cujos integrantes têm na China um mercado crescente que responde por até 30% dos embarques nacionais, avaliou o caso como algo isolado, e que ainda carece de confirmação.
VÍDEOS: mais notícias do agronegócio
G1 > AGRO
Comentários do Facebook