26.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioO Assunto #1404: Café - preço nas alturas

O Assunto #1404: Café – preço nas alturas

Nos últimos três meses, o preço subiu 50% e a alta deve continuar no futuro próximo, puxada pela valorização do dólar e por uma safra prejudicada pelas mudanças climáticas. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água, o café está pesando no bolso do consumidor. Nos últimos três meses, o preço subiu 50% e, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a alta deve continuar no futuro próximo, puxada pela valorização do dólar e por uma safra prejudicada pelas mudanças climáticas.
Maior produtor de café do mundo, com quase 40% do mercado global, o Brasil viu suas exportações crescerem mais de 50% no ano passado – o que também pesa no preço que chega ao consumidor final.
Para analisar os fatores internos e externos que fizeram o café encarecer tanto, Julia Duailibi conversa com Vivian Souza, repórter do g1. Ela também alerta para o “cafake”, um tipo de bebida que imita o gosto do café.
Na sequência, Julia entrevista José Roberto Mendonça de Barros, fundador e sócio da consultoria MB Associados. Secretário de política econômica do Ministério da Fazenda entre 1995 e 1998, Mendonça de Barros explica por que “o pior já passou” na inflação de alimentos.
O que você precisa saber:
Cafezinho em risco: como sombra de árvores ajuda planta a lidar com o planeta mais quente
A verdade sobre o ‘café fake’: por dentro do ‘parece, mas não é’ que se espalha pelos supermercados
Vilão da cesta básica: café pode ficar até 25% mais caro nos próximos 2 meses
Café é um dos produtos que têm pressionado os índices de inflação
Venda de ‘café fake’ preocupa em meio a preços recordes do grão de verdade
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
Inflação de alimentos: o pior já passou
Grão de café
Stephanie Rodrigues/g1

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img