29.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasVÍDEO: Conheça o maior circuito de tirolesas da América Latina que chega...

VÍDEO: Conheça o maior circuito de tirolesas da América Latina que chega a 400m de altura e até 120 km/h no ES

Estrutura começou a ser construída em março e vai ser inaugurada no sábado (17), na cidade de Pancas, Noroeste do Espírito Santo. Ao todo, são três quilômetros de descidas. Descida em uma das estruturas da maior do maior circuito de tirolesas da América Latina. Vídeo feito por Fabrício Silva
Os apreciadores de esportes radicais vão ganhar mais uma opção de aventura em Pancas, no Noroeste do Espírito Santo. A cidade vai inaugurar neste sábado (17) o maior circuito de tirolesas da América Latina, com 3 quilômetros de extensão ao todo. A estrutura terá 400 metros de altura em seu ponto mais alto e pode ultrapassar os 120 km/h. No primeiro dia, as descidas serão gratuitas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Intitulada de Mega Tirolesa dos Pontões Capixabas, o circuito é composto por duas tirolesas. A primeira tem o ponto de partida localizado no Córrego do Gamba, com entrada na chegada do município. Essa primeira descida tem 2.100 metros de extensão e o ponto mais alto chega a 400 metros de altura. (assista acima)
A segunda tirolesa está situada no bairro Nossa Senhora das Graças. Com 900 metros de extensão, a estrutura atinge 90 metros de altura e a chegada ocorre no Parque de Exposição (Vaquejada), no bairro Nilton Sá. (assista abaixo)
Somando as duas estruturas, ou seja, o percurso inteiro, o passeio tem 3 km de descidas, compondo o maior circuito de tirolesas da América Latina.
Descida da segunda estrutura do maior circuito de tirolesas da América Latina. Vídeo feito por Fabrício Silva
Apesar de extensões diferentes, o passeio dura, no máximo, dois minutos em cada uma das tirolesas. No percurso, os aventureiros passarão por cima de uma área de vegetação com vista para as belezas naturais, como vales e montanhas, de toda a região.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Para descer, é necessário pesar entre 40 e 120 quilos. Isso porque o peso vai influenciar diretamente na velocidade da descida, fazendo com que pessoas mais pesadas cheguem ao desembarque mais rápido.
Mega Tirolesa dos Pontões Capixabas é inaugurada em Pancas, no Noroeste do Espírito Santo
Divulgação
Em entrevista ao g1, Maycon André Grilo, coordenador de projetos da Guia Vertical, explicou que crianças com mais de 40 quilos também podem descer sozinhas na tirolesas.
“Não há restrição de idade desde que a criança esteja acompanhada pelos pais ou responsáveis e o equipamento feche, garantindo a segurança. Se tudo estiver ajustado e seguro, ela pode participar sem nenhum problema”, explicou.
Durante a fase inicial, a tirolesa será operada por uma equipe da prefeitura, treinada e preparada para garantir a segurança e a qualidade do público. A forma de agendar o passeio será divulgada posteriormente pelo município.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Boi descontrolado invade churrasco de Dia dos Pais no meio da rua em cidade do ES
Cachorro fica 9 dias em porta de unidade de saúde esperando pelo tutor que morreu no ES; assista
Filho chora ao se despedir do pai na porta de escola: ‘Você deveria trabalhar aqui’; assista
Inauguração com descidas gratuitas
O evento de inauguração está marcado para às 9h de sábado (17), mas a programação segue até domingo (18), com descidas gratuitas nas tirolesas, atrações culturais, música ao vivo, cervejas artesanais e barraquinhas de comidas típicas. A iniciativa faz parte do projeto Cultura na Praça.
No sábado (17), as atividades acontecem de 8h a 0h e, no domingo, das 8h às 18h. Durante a cerimônia de inauguração, será servida uma moqueca capixaba gigante, preparada com meia tonelada de peixe, sob o comando do chef Roberto Malacarne, de Conceição da Barra.
Mais de 1 ano de obra
A Mega Tirolesa começou a ser construída em março de 2023 e, inicialmente, ficaria pronta em setembro do mesmo ano.
A empresa explicou ainda que a entrega da obra levou em consideração as condições climáticas e outros fatores, como a logística de trabalho para a passagem dos cabos sobre as redes elétricas, que influenciaram no prazo.
“A construção de uma estrutura de grande porte como este circuito apresenta diversos desafios, como o uso de concreto, a locação de estruturas super pesadas, o acesso ao local, as condições climáticas, o maquinário necessário, a altura da estrutura, a presença de vegetação densa, entre outros”, explicou.
Circuito da tirolesa de Pancas, no Norte do ES
Divulgação/Guia Vertical
A obra é resultado de uma parceria do governo do estado com a Prefeitura de Pancas. Ao todo, o novo circuito representa um investimento de R$ 2,3 milhões e o recurso foi proveniente do Fundo Cidades, repassado diretamente ao fundo de investimentos do município.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Fonte:

g1 > Turismo e Viagem

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img