Arte/g1
Gérberas com cores vibrantes, novas variedades das cultuadas rosas, cravos e costela-de-adão, flores para decoração que lembram “patas de gatos” e até plantas exclusivas para pets. Várias são as novidades do mercado de floricultura que serão apresentadas na 27ª Veiling Market, que ocorre entre quinta (21) e sexta-feira (22), em Santo Antônio de Posse (SP).
O evento que reúne 166 expositores da maior cooperativa do setor no Brasil tem entrada gratuita – para participar, basta fazer a inscrição pelo site.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A projeção é que os expositores negociem até 80% de seus produtos para o Dia das Mães, principal data do setor, além de já fecharem acordos visando o Dia dos Namorados.
“Há um grande volume para o Dia das Mães, mas produtores reservam até 30% para o leilão diário. Eles também aproveitam para fazer negócios antecipados para o Dia dos Namorados. Como a data no Brasil cai no inverno, época em que a produção cai, já conseguem garantir negócios”, explica Thamara D’Angieri, gerente de marketing do Veiling.
🌷🌵🌿 Lançamentos
Gérberas Joybera, uma variedade da flor em vaso que apresenta cores mais intensas e vibrantes
Divulgação/Veiling Market
A Veiling Market marca o lançamento de produtos para o ano voltado a representantes do setor antes das apresentações em feiras voltadas para os consumidores, como a Expoflora, e permite que eles se abasteçam com as flores e plantas que chegam ao mercado.
Entre os destaques para este ano estão as gérberas Joybera, uma variedade da flor em vaso que apresenta, além de uma quantidade maior de botões e flores, cores mais intensas e vibrantes.
“A gérbera retomou com tudo. Há dez anos teve uma queda, acabou sendo substituida por outras variedades, mas voltou com tudo na Europa no ano passado, com melhoramento genético e uma pegada mais alegre, mais divertida”, explica Thamara.
Outro destaque é a Vime Salix Discolos, uma planta da mesma família dos salgueiros que chama atenção pelas flores felpudas que surgem pelos ramos, e que lembram “patas de gatinhos”, e com alta durabilidade. Seu foco é o mercado de decoração, em especial os designers de interiores.
Lançamento com foco para decoração, o Vime Salix Discolos chama atenção pelas flores felpudas que lembram “patas de gatinhos”
Divulgação/Veiling Market
🌹 Famosas e ‘queridas’
O mercado de flores sempre buscar inovar e apresentar variedades e melhorias em produtos que já são queridos dos públicos. Como são as novas versões de rosas, como a Steffi, e de cravos, mais resistentes e com cores mais atraentes.
Além disso, há todo um melhoramento para atender uma gama de consumidores que ganhou força durante a pandemia da Covid-19, que buscam melhorar e alegrar os espaços de convívio e trabalho, tornado-os mais aconchegantes.
Cravo Grenenshot, nova variedade que será apresentada na maior feira de plantas e flores do Brasil
Divulgação/Veiling Market
Nesse conceito, entre as novidades estão novas varieades de aglaonema, com maior durabilidade e novas cores.
“É uma planta que não é tão difícil de cuidar. Não suporta o sol direto, então é bom para ter dentro de casa, trazem referências de casas de vó, de aconchego, que carregam memórias afetivas”, explica Thamara.
🤳🏼 Bomba na internet
Uma das novidades deste ano é a Monstera Thai Contelation, uma nova variadade da planta conhecida como costela-de-adão, e que virou febre nos últimos anos – há, inclusive, uma trend com a hastag #monsteramonday, em que colecionadores compartilham e estimulam a plantação.
Variedade da planta conhecida como costela-de-adão, a Monstera Thai Contelation será apresentada na 27ª Veiling Market
Divulgação/Veiling Market
🐶🐱 Para pets
Entre as novidades da Veiling Market estão quatro plantas ornamentais exclusivas para os pets, todas comestíveis e com certificação de produto orgânico. São elas a Nepeta Cataria, Aveia, Zea Mays e Milho Aveia Milheto.
“São produtos comestíveis, sem uso de agrotóxico, que entraram no mix para serem vendidos no Veiling. Chegam para reforçar o conceito de urban jungle que segue bem forte”, explica Thamara.
Projetando o futuro
Gerente de marketing, Thamara D’Angieri destaca que a feira também apresenta perspectivas para o furuto, com a presença de pelo menos 15 desenvolvedores que apresentarão aos produtores o que deve vir para o mercado nos próximos 10 anos.
“O produtor sempre está pensando lá na frente. Ele está plantando agora para o Dia das Mães de 2026, e já comprando muda para 2028. É um trabalho para entender, fazer uma leitura do mercado, inclusive da moda, para antecipar tendências, cores”, explica.
Thamara lembra que algumas culturas possuem tempo de produção de até três anos, como o caso de algumas orquídeas. “Por isso temos uma área para estudo de tendência, que inclui design de vasos, móveis, e atrai também designer de interiores”, completa.
Serviço
27ª Veiling Market
Data: 21 e 22 de março
Horário: quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta, das 8h às 16h
Local: Cooperativa Veiling Holambra, Rodovia SP-107, km 27 – Santo Antônio de Posse
Inscrições: gratuitas pelo site
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas