Estão previstas melhorias em estradas de todas as regiões do país. Ministério de Portos e Aeroportos também estuda fazer parcerias público-privadas para transporte de carga por rios. Setor de transporte, transporte de carga, caminhoneiro, caminhão
Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
O governo federal anunciou nesta terça-feira (6) a ampliação de investimentos em rodovias e ferrovias para o escoamento da safra de grãos até os portos para exportação.
As medidas incluem melhorias em rodovias e a conclusão de obras estruturantes. Os investimentos são divididos entre os chamados “Arco Norte” e “Arco Sul Sudeste”:
Arco Norte (estados do Norte e Nordeste): ampliação de R$ 2 bilhões em 2023 para R$ 2,66 bilhões em 2024 (veja as principais obras abaixo);
Arco Sul (estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste): de R$ 1,5 bilhão em 2023 para R$ 2,05 bilhões em 2024 (veja as principais obras abaixo).
O governo tem o objetivo de aumentar a qualidade das rodovias do Arco Norte para 90% com a classificação “bom” no índice do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Já a meta para o Arco Sul Sudeste é de 80% de “bom”.
Além disso, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, entre os leilões para concessão de rodovias previstos para 2024, dez serão de estradas importantes para o escoamento das safras.
Outras seis otimizações de contratos, com R$ 48 bilhões em investimentos previstos, também estão em corredores agrícolas.
Nesta terça-feira (6), o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o governo prevê a realização de parcerias público-privadas para construção de cinco hidrovias para o transporte de carga por rios.
“Já há um conjunto de investidores nacionais e internacionais que querem poder conhecer esses projetos, a gente espera um capex [investimento] entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões. E todos esses investimentos, a grande maioria, são no eixo Norte do Brasil, que vai ajudar muito no escoamento da produção, sobretudo também fazendo a interlocução com a América do Sul”, disse.
Confira as principais obras do Arco Norte:
Rondônia: Travessias de Itapoã do Oeste, Jaru e Ji-Paraná
Pará: Restauração da BR-158
Maranhão: Duplicação da BR-135
Piauí: BR-330 Ponte sobre o Rio Parnaíba
Bahia: Recuperação da BR-242
Tocantins: Ponte de Xambioá
Ampliação da Frota da VLI em 168 vagões
Retomada das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)
Intensificação das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste 2 (FIOL 2)
Confira as principais obras do Arco Sul-Sudeste:
Minas Gerais: Trevão de Monte Alegre, BR-153/365
Goiás: Ponte de Luiz Alves na BR-080
Paraná: Duplicação da BR-163
Santa Catarina: Duplicação da BR-470 e 280
Rio Grande do Sul: Duplicação da BR-116
Rio Grande do Sul: Duplicação da BR-386
Conclusão da Ferrovia Norte Sul
Intensificação das obras na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)
Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
O governo federal anunciou nesta terça-feira (6) a ampliação de investimentos em rodovias e ferrovias para o escoamento da safra de grãos até os portos para exportação.
As medidas incluem melhorias em rodovias e a conclusão de obras estruturantes. Os investimentos são divididos entre os chamados “Arco Norte” e “Arco Sul Sudeste”:
Arco Norte (estados do Norte e Nordeste): ampliação de R$ 2 bilhões em 2023 para R$ 2,66 bilhões em 2024 (veja as principais obras abaixo);
Arco Sul (estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste): de R$ 1,5 bilhão em 2023 para R$ 2,05 bilhões em 2024 (veja as principais obras abaixo).
O governo tem o objetivo de aumentar a qualidade das rodovias do Arco Norte para 90% com a classificação “bom” no índice do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Já a meta para o Arco Sul Sudeste é de 80% de “bom”.
Além disso, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, entre os leilões para concessão de rodovias previstos para 2024, dez serão de estradas importantes para o escoamento das safras.
Outras seis otimizações de contratos, com R$ 48 bilhões em investimentos previstos, também estão em corredores agrícolas.
Nesta terça-feira (6), o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o governo prevê a realização de parcerias público-privadas para construção de cinco hidrovias para o transporte de carga por rios.
“Já há um conjunto de investidores nacionais e internacionais que querem poder conhecer esses projetos, a gente espera um capex [investimento] entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões. E todos esses investimentos, a grande maioria, são no eixo Norte do Brasil, que vai ajudar muito no escoamento da produção, sobretudo também fazendo a interlocução com a América do Sul”, disse.
Confira as principais obras do Arco Norte:
Rondônia: Travessias de Itapoã do Oeste, Jaru e Ji-Paraná
Pará: Restauração da BR-158
Maranhão: Duplicação da BR-135
Piauí: BR-330 Ponte sobre o Rio Parnaíba
Bahia: Recuperação da BR-242
Tocantins: Ponte de Xambioá
Ampliação da Frota da VLI em 168 vagões
Retomada das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)
Intensificação das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste 2 (FIOL 2)
Confira as principais obras do Arco Sul-Sudeste:
Minas Gerais: Trevão de Monte Alegre, BR-153/365
Goiás: Ponte de Luiz Alves na BR-080
Paraná: Duplicação da BR-163
Santa Catarina: Duplicação da BR-470 e 280
Rio Grande do Sul: Duplicação da BR-116
Rio Grande do Sul: Duplicação da BR-386
Conclusão da Ferrovia Norte Sul
Intensificação das obras na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)
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