25.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioIntegrantes do MST ocupam área da Embrapa em Pernambuco às vésperas do...

Integrantes do MST ocupam área da Embrapa em Pernambuco às vésperas do evento ‘Semiárido Show’

Essa é a segunda vez que a área é ocupada. A última ocorreu durante as mobilizações do Abril Vermelho, até que uma ordem judicial determinou a saída do grupo Integrantes do MST voltam ocupar área da Embrapa em Petrolina no Sertão de Pernambuco
Beatriz Oliveira/ TV Grande Rio
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta segunda-feira (31), pela segunda vez neste ano, uma área de pesquisa da Embrapa em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Cerca de 100 famílias de Pernambuco e da Bahia estão instaladas na área, às vésperas do evento “Semiárido Show”.
Uma ordem judicial determinou a saída de um grupo do MST que se instalou no local durante as mobilizações do Abril Vermelho há cerca de quatro meses, e as famílias tiveram que ser deslocadas nana época para uma área próxima cedida por um membro do movimento.
Integrantes do MST desocupam área de pesquisa da Embrapa em Petrolina (PE)
JN
De acordo com um integrantes do MST, Reginaldo Martins, a nova ocupação ocorreu devido o não cumprimento de um acordo firmado pelo governo e movimento em 19 de abril deste ano.
“ Até agora só se cumpriu um ponto que foi o cadastramento, que conseguiu identificar 859 famílias. Os outros pontos que é aquisição de cinco propriedades , não se avançou. Outro ponto que falta e que é muito fundamental para os assentamentos é a criação do Incra de Petrolina”, destacou.
A área ocupada pelo MST é conhecida como “Embrapa Semente Básica” e funcionava como uma área mercadológica de sementes e mudas básicas até 2019. De acordo com a chefe-geral da Embrapa, Maria Auxiliadora Coelho de Lima, a área ainda segue produtiva e serve à realização de pesquisas sobre as espécies forrageiras e nativas da caatinga e o evento “semiárido show”.
O evento Semiáriado Show 2023 deste ano está previsto para começar nesta terça-feira (1º) e pretende reunir cerca de 20 mil pessoas, entre pesquisadores, representantes do governo federal, agricultores e estudantes. A Embrapa acionou uma equipe de segurança e continua com a montagem da estrutura do evento.
Os manifestantes afirmam que só sairão do local do evento após um retorno de Brasília para estabelecer uma decisão concreta sobre o destino das famílias.
VÍDEOS: Assista todas as notícias de Petrolina e região

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img