26.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioSilo de grãos: entenda o que é e o que pode causar...

Silo de grãos: entenda o que é e o que pode causar explosões como as que deixaram mortos e feridos no PR

Estruturas metálicas são utilizadas para armazenamento de grãos retirados das lavouras, de acordo com especialista. Grande concentração de pó proveniente dos grãos pode causar explosões em contato com fontes de calor. Especialista explica o que são silos
Explosões em um silo de grãos da C.Vale em Palotina, no oeste do Paraná, deixaram oito trabalhadores mortos e 11 feridos. O acidente foi registrado na quarta-feira (26). O local é um grande reservatório onde são armazenados produtos agrícolas. Veja outros detalhes do caso mais abaixo.
Segundo o engenheiro agrícola e engenheiro de segurança do trabalho Valdir da Cruz de Oliveira, acidentes como este podem ser provocados pelo acúmulo de pó proveniente dos grãos armazenados. O confinamento em si acaba tornando o pó passível de explosão ao ter contato com faíscas de equipamentos, por exemplo.
“Na realidade todo pó é passível de ser explosivo, não só o pó do grão, não só o pó armazenado no silo. […] O pó precisa estar em suspensão, em local confinado, e ao ter uma fonte de ignição (geradores do início de um incêndio), causa a explosão”, explicou.
Um homem, também haitiano segue desaparecido. Ele está soterrado embaixo de cerca de 10 toneladas de grãos de milho.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O que são silos?
Os silos são estruturas que podem ser metálicas ou de concreto (ou de ambos osmateriais) e são utilizadas para armazenagem de grãos, como milho e soja. Eles podem ter formato arredondado, cilíndrico, entre outros.
Para serem armazenados nesses locais, os grãos precisam passar primeiro por um processo de secagem. Isso é o que garante o nível de umidade definido pelo mercado comercial que permite maior duração no período nos silos.
Explosões em silo de grãos no PR: veja o que se sabe
Os silos, na avaliação do especialista Valdir da Cruz de Oliveira, são locais em que é praticamente impossível eliminar totalmente os riscos de explosões, pois as pequenas partículas de grãos suspensas no ar ocorrem constantemente.
“É um local muito inóspito por causa dessa poeira, da fuligem, por causa dessa umidade… Mesmo tendo mecanismo de controle para maior segurança, você conseguir um ambiente 100% livre do risco de explosão é quase que impossível. No setor de grãos é difícil de se ter esse controle total”, afirmou.
Explosões em série matam 8 pessoas no Paraná: o que se sabe e o que falta esclarecer
Explosão em cooperativa de Palotina deixa mortos e feridos
Reprodução/RPC
Limpeza ajuda a prevenir
Uma das formas de prevenir as explosões é fazer a limpeza diária dos túneis que ligam as estruturas metálicas umas às outras, por onde circulam os funcionários.
Oliveira, que conhece o silo onde ocorreram as explosões, acredita que, pelos estragos visualizados até o momento, a primeira explosão tenha ocorrido justamente em um dos túneis.
Uma vítima ainda está desaparecida após explosões em cooperativa de Palotina
“A explosão possivelmente foi em um dos túneis de armazenagem que estavam em procedimento de limpeza operacional. Justamente quando eu tenho acúmulo de pó, um dos melhores controles é a limpeza. [O correto é] limpar todo dia e não deixar que o pó se acumule”, explicou.
VÍDEO: câmera registra barulho de explosões de silo em Palotina; janela de casa tremeu
“A fonte certa de ignição ninguém sabe. […] Mas houve explosão de pó, provavelmente em um dos túneis […]. Foi uma explosão primária. A onda de choque, ao se propagar, encontrou outros pontos em condições perfeitas para ocorrer explosões, com explosões secundárias”, explicou.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Guilherme Rodrigues, houve uma primeira explosão, seguida por outras cinco. Ouça o que ele disse sobre o caso no vídeo a seguir:
Capitão do Corpo de Bombeiros explica o que pode ter causado explosões em cooperativa
O caso
As explosões aconteceram no fim da tarde de quarta-feira (26). Oito pessoas morreram e pelo menos 11 ficaram feridas. Dos feridos, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) nove estão em estado grave. Uma pessoa está desaparecida.
De acordo com o a cooperativa, dos oito mortos, um é funcionário da C.Vale e sete são de sindicato.
Motorista que presenciou explosões em silo diz que ouviu pedidos de socorro: ‘Voou pedaços de coisas pra cima, terra, poeira’
Ainda de acordo com a cooperativa, dos 11 feridos, 10 são funcionários da C.Vale e um é do sindicato.
Os mortos e feridos no acidente ainda não tiveram as identidades oficialmente reveladas.
O que diz a C.Vale
Leia abaixo o comunicado da C.Vale:
“A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.
No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.
No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.
Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade.”
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Veja mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img