35.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioSal tem função importante no organismo; saiba como dosar o consumo diário

Sal tem função importante no organismo; saiba como dosar o consumo diário

Em excesso, ingrediente pode levar à pressão alta. Podcast ‘De onde vem o que eu como’ explica as diferenças entre sal refinado, light e do Himalaia. Quanto sal posso ingerir por dia? 
CLIQUE ACIMA PARA OUVIR
O sal regula o ritmo cardíaco, o volume sanguíneo, a transmissão dos impulsos nervosos e a contração muscular, além de garantir o equilíbrio dos fluidos corporais.
A nutricionista Kristy Coelho, do Centro de Pesquisas em Alimentos (FoRC/USP), diz ainda que o sal não pode ser completamente retirado da dieta, mas sim consumido na dose adequada. Para isso, a pesquisadora criou uma tabela com orientações práticas para dosar a quantidade do ingrediente.
O podcast De onde vem o que eu como explica a diferença entre sal refinado, light e do Himalaia. 🎧OUÇA (acima) e, na sequência, saiba como adequar a quantidade diária do tempero no preparo dos alimentos:
Confira a quantidade ideal de sal para colocar nos alimentos.
Wagner Magalhães – Arte/g1
Sal refinado, light, do Himalaia: qual deles é melhor para a saúde?
DE ONDE VEM: veja os vídeos da série
A nutricionista Kristy Coelho destaca que outra opção é dosar pela colher de café: um sachê corresponde a uma colher rasa de sal. Ela criou a tabela com base em uma família de três pessoas.
“Quando a pessoa montar o prato, ela vai pegar uma porção de cada um desses alimentos. No final, você teria uma quantidade adequada de sódio em cada refeição para todos os familiares”, completa.
Em excesso, o sal aumenta os riscos de pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.
A quantidade máxima recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 5 gramas de sal por dia. Mas os brasileiros consomem quase o dobro: 9,3 gramas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2013.
Sal é necessário para o organismo, mas faz mal para a saúde se for consumido em excesso.
Tara Winstead / Pexels
🎧 OUÇA TAMBÉM:

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img