37.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioChocolate é 'alimento dos deuses': conheça as lendas milenares por trás do...

Chocolate é ‘alimento dos deuses’: conheça as lendas milenares por trás do cacau

Fruto é consumido por humanos há mais de 9.400 anos. Entre civilizações andinas, era uma exclusividade das classes mais altas e, para os yanomamis, é um presente divino. Cacau era considerado alimento dos deuses por diversos povos

O cacau é consumido por humanos há mais de 9.400 anos e é valorizado há bastante tempo. O fruto pode ser considerado um “alimento dos deuses” não só por ser a fonte de algo tão saboroso como o ovo de Páscoa. ENTENDA MAIS NO VÍDEO ACIMA.
DE ONDE VEM: veja todos os vídeos da série
GENTE DO CAMPO: conheça quem produz os alimentos que chegam até você
O g1 foi até a Amazônia para entender essa história e contou mais sobre o cacau no novo episódio da série “De onde vem o que eu como”.
Entre as civilizações andinas, como os olmecas, os toltecas e os maias, o cacau era exclusividade das classes mais altas. Havia a crença na importância espiritual do fruto e, por isso, ele só era consumido por reis, sacerdotes e líderes militares.
No Brasil, os yanomamis têm uma forte relação com o cacau por acreditarem que ele é um presente divino. Já os iecuanas fazem um chá da casca do cacau para fortalecer uma pessoa debilitada ou sem energia, mas não há estudos que comprovem essa função da casca.
O que se sabe é que o cacau é um probiótico, ou seja, tem muitas bactérias boas para a saúde. São ao menos 150 microrganismos que continuam vivos mesmo após a produção do chocolate e que ajudam na formação de enzimas que atuam na prevenção de doenças.
Semente do cacau sangra e morre antes de virar chocolate; entenda
Conheça o processo de transformação do cacau em chocolate
Saiba como funciona uma fábrica de chocolates finos na Amazônia

Podcast: de onde vem o chocolate
Veja mais episódios da série:
De onde vem o que eu como: limão
De onde vem o azeite
De onde vem o amendoim
De onde vem o que eu como: Ovos
De onde vem o que eu como: Milho

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img