Análise da Decolar mostra que foco no cliente, criatividade e inovação serão os fatores mais relevantes para quem deseja trabalhar no setor. Setor de turismo deve demandar posições relacionadas a atividades digitais
Divulgação/Decolar
Levantamento da empresa de viagens Decolar mostra as posições que devem ter grande demanda pelas empresas que atuam no setor de turismo, em especial posições ligadas a atividades digitais.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou de 3,5% para 4,3% a expectativa de crescimento do turismo no país em relação ao ano passado por conta da tendência de atendimento à demanda reprimida nos últimos anos.
A perspectiva da CNC é que o turismo brasileiro restabeleça o nível de ocupação de antes da pandemia a partir do início do período de contratações para a próxima alta temporada, encerrando 2022 com 319,4 mil postos de trabalho criados.
Já o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) prevê que o setor gere 5,5 milhões de novos empregos na América Latina nos próximos 10 anos, sendo os perfis digitais os com maior demanda.
Retomada econômica: pesquisa aponta turismo como importante gerador de emprego
Veja abaixo as 5 posições mais demandadas pelo setor de turismo:
Programador: responsável pelo desenvolvimento de software, utilizando linguagens de programação. Para o setor de turismo isso é fundamental, pois ajuda a inovar e criar soluções tecnológicas para enriquecer e melhorar a experiência do viajante. Por exemplo, comprar todos os produtos turísticos que uma pessoa precisa em uma única plataforma.
Designer de experiência do usuário (UX): responsável por cuidar da experiência do usuário, desde o design até a implementação de estratégias, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos usuários em potencial, focado principalmente em três aspectos: usabilidade, acessibilidade e interação. O trabalho é essencial para entender a percepção, necessidades, hábitos e crenças dos viajantes e, a partir disso, criar experiências diferenciadas e personalizadas.
Analista de dados: responsável por estudar e interpretar os dados para convertê-los em informações relevantes para a tomada de decisões. No turismo, é de grande utilidade para compreender padrões de comportamento dos viajantes e oferecer a eles propostas adaptadas aos seus interesses.
Especialista em Estratégia Comercial: responsável por analisar o mercado e desenhar estratégias direcionadas para atingir os objetivos organizacionais. Deve ser um profissional criativo, resiliente e com proatividade.
De acordo com a pesquisa, foco no cliente, criatividade e inovação serão as habilidades mais relevantes para os trabalhadores do turismo nos próximos anos.
“Um dos principais desafios do turismo é encontrar os melhores talentos que ajudem a resolver os problemas complexos dessa área que ainda precisam ser enfrentados, agregando valor a um dos setores mais importantes para a economia nacional”, diz Camila Russo, diretora de Recursos Humanos da Decolar.
Divulgação/Decolar
Levantamento da empresa de viagens Decolar mostra as posições que devem ter grande demanda pelas empresas que atuam no setor de turismo, em especial posições ligadas a atividades digitais.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou de 3,5% para 4,3% a expectativa de crescimento do turismo no país em relação ao ano passado por conta da tendência de atendimento à demanda reprimida nos últimos anos.
A perspectiva da CNC é que o turismo brasileiro restabeleça o nível de ocupação de antes da pandemia a partir do início do período de contratações para a próxima alta temporada, encerrando 2022 com 319,4 mil postos de trabalho criados.
Já o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) prevê que o setor gere 5,5 milhões de novos empregos na América Latina nos próximos 10 anos, sendo os perfis digitais os com maior demanda.
Retomada econômica: pesquisa aponta turismo como importante gerador de emprego
Veja abaixo as 5 posições mais demandadas pelo setor de turismo:
Programador: responsável pelo desenvolvimento de software, utilizando linguagens de programação. Para o setor de turismo isso é fundamental, pois ajuda a inovar e criar soluções tecnológicas para enriquecer e melhorar a experiência do viajante. Por exemplo, comprar todos os produtos turísticos que uma pessoa precisa em uma única plataforma.
Designer de experiência do usuário (UX): responsável por cuidar da experiência do usuário, desde o design até a implementação de estratégias, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos usuários em potencial, focado principalmente em três aspectos: usabilidade, acessibilidade e interação. O trabalho é essencial para entender a percepção, necessidades, hábitos e crenças dos viajantes e, a partir disso, criar experiências diferenciadas e personalizadas.
Analista de dados: responsável por estudar e interpretar os dados para convertê-los em informações relevantes para a tomada de decisões. No turismo, é de grande utilidade para compreender padrões de comportamento dos viajantes e oferecer a eles propostas adaptadas aos seus interesses.
Especialista em Estratégia Comercial: responsável por analisar o mercado e desenhar estratégias direcionadas para atingir os objetivos organizacionais. Deve ser um profissional criativo, resiliente e com proatividade.
De acordo com a pesquisa, foco no cliente, criatividade e inovação serão as habilidades mais relevantes para os trabalhadores do turismo nos próximos anos.
“Um dos principais desafios do turismo é encontrar os melhores talentos que ajudem a resolver os problemas complexos dessa área que ainda precisam ser enfrentados, agregando valor a um dos setores mais importantes para a economia nacional”, diz Camila Russo, diretora de Recursos Humanos da Decolar.
g1 > Turismo e Viagem
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