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Trem de alta velocidade vai ligar Miami a Orlando a partir de 2023

De acordo com a empresa ferroviária Brightline, trens terão velocidade máxima de 200 km/h; estação final será no Aeroporto Internacional de Orlando, que fica perto dos parques da Disney e da Universal. Trem de alta velocidade vai ligar Miami até Orlando em 2023
Associated Press
Um trem de alta velocidade vai permitir ligar as duas grandes cidades do estado da Flórida, nos Estados Unidos, a partir de 2023: Miami e Orlando. As obras do novo percurso ferroviário estão 70% concluídas e devem ser finalizadas até dezembro.
Miami e Orlando ficam a 270 quilômetros de distância. Para se deslocar entre os dois destinos havia apenas duas opções: um voo que dura quase uma hora ou fazer o trajeto de carro em até quatro horas.
De acordo com a empresa ferroviária Brightline, responsável por operar os trens, até então a linha era entre as cidades de Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach. Agora, haverá uma extensão de West Palm Beach ao Aeroporto Internacional de Orlando, que fica cerca de 30 km dos parques da Disney e da Universal.
“A cidade de Orlando está animada em receber a Brightline na Flórida Central. Este novo serviço servirá como importante conector entre o sul e o centro da Flórida, à medida que continuamos a expandir opções de trânsito e trabalhamos para garantir que o transporte confiável esteja disponível para todos”, afirmou Buddy Dyer, prefeito de Orlando, em nota.
Ainda conforme a empresa, os trens vão poder atingir uma velocidade máxima de 200 km/h e a viagem será feita em até três horas. Os preços ainda não foram divulgados.
Como é o projeto?
Rota de trem no Aeroporto Internacional de Orlando
Divulgação/Brightline
Em janeiro deste ano, a Brightline iniciou o treinamento diário da tripulação e os testes de qualificação entre West Palm Beach e Cocoa como parte de sua extensão para Orlando.
Ao longo de um período de oito anos, o corredor da Brightline entre Miami e Orlando resultará em US$ 6,4 bilhões em impacto econômico ao criar mais de 10 mil empregos.
Atualmente, a Brightline atende Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach, com suas estações de expansão em Aventura e Boca Raton inauguradas em 2022.
Zona 2 da nova rota de trem entre Miami e Orlando
Divulgação/Brightline
Em fevereiro, a Zona 2, uma das quatro zonas ao longo da extensão e considerada uma das áreas mais complexas, foi finalizada.
A área construída corresponde a uma pista dupla projetada que passa sob as pistas de táxi ativas do aeroporto e sobre as estradas de rebocadores que atravessam o Aeroporto Internacional de Orlando.
Zona 2 da nova rota de trem entre Miami e Orlando foi finalizada em fevereiro deste ano
Divulgação/Brightline
A construção incluiu seis pontes, duas passagens inferiores e várias melhorias no aeroporto, incluindo uma nova configuração de intercâmbio de tráfego localizada ao norte do aeroporto e a primeira rotatória do aeroporto projetada para auxiliar no fluxo de tráfego.
O aço usado em toda área e em toda a extensão do corredor da Brightline em Orlando foi 100% reciclado, sendo de fabricação americana de Fort Wayne, Indiana.
Corredor
Nova rota de trem entre Miami e Orlando
Divulgação
A partir de 2023, os trens que trafegarem pela Zona 2 terão acesso ao novo Terminal Intermodal do aeroporto e à Via Expressa Beachline/SR 528.
“Nossa construção por meio do Aeroporto Internacional de Orlando apresentou um dos esforços de construção mais complexos de todo o projeto e nossa conclusão bem-sucedida é uma prova de parceria, trabalho em equipe e pensamento inovador”, afirmou Michael Cegelis, vice-presidente executivo de desenvolvimento e construção para Brightline, em nota.
A Middlesex Corporation, com sede em Orlando, atuou como empreiteira geral e construiu o corredor ao longo de 33 meses durante o trabalho de mais de 100 funcionários que registraram mais de 419 mil horas.
“A inclusão do serviço ferroviário intermunicipal no Aeroporto Internacional de Orlando faz parte de nossa visão desde o planejamento e projeto de nossas instalações de classe mundial”, disse Brad Friel, diretor de planejamento e desenvolvimento da Greater Orlando Aviation Authority.

Fonte:

g1 > Turismo e Viagem

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