29.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasVai viajar? Passagem área foi item que mais subiu na prévia da...

Vai viajar? Passagem área foi item que mais subiu na prévia da inflação de maio; veja as maiores altas

Gasolina exerceu maior influência de alta sobre a inflação de abril, mas preços de alguns alimentos lideram ranking dos itens que mais subiram nos últimos 12 meses. As férias do meio de ano estão chegando, mas está ficando ainda mais difícil viajar: depois da disparada dos preços dos combustíveis, agora é a vez da alta das passagens aéreas.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ) divulgados nesta terça-feira (24) mostram que as passagens de avião tiveram alta de 18,40% este mês – a maior variação entre os itens pesquisados na composição do IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial do país.
IPCA-15: prévia da inflação desacelera para 0,59% em maio, mas ainda atinge 12,20% em 12 meses
Em 12 meses, o item quase dobrou de preço: a alta foi de 89,19%, perdendo só pra disparada dos preços da cenoura, de 146,31%.
Alimentos seguem em alta
Se para quem queria viajar ficou mais difícil, para quem só precisa colocar comida na mesa também não está mais fácil. A inflação dos alimentos ficou em 1,52% no mês, abaixo dos 2,25% de abril, mas a maior taxa para um mês de maio nesta década.
Os alimentos também são sete dos dez itens que mais subiram no mês. A batata-inglesa, por exemplo, ficou 16,78% mais cara, enquanto a cebola subiu 14,87%. Maracujá (14,49%), pimentão (11,91%), banana-da-terra (11,46%), açaí (11,21%) e leite longa vida (7,99%) completam a lista das maiores altas.
Entre os 50 itens que mais subiram, chama atenção também a alta de vários medicamentos, depois que a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) autorizou alta de até 10,89% nos preços dos remédios.
Veja abaixo os 50 itens que mais subiram na prévia de maio

Fonte:

g1 > Turismo e Viagem

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img