32.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioVaca bate recorde mundial de produção de leite em concurso na ExpoZebu...

Vaca bate recorde mundial de produção de leite em concurso na ExpoZebu em Uberaba

Iluminada Teatro FIV do Fundão alcançou a marca de 80,150 kg de leite por dia. Animal é de fazenda em Pais, no Centro-Oeste de Minas. Vaca Iluminada Teatro FIV do Fundão bateu recorde de produção leite
NaMídia Assessoria/ Divulgação
A vaca Iluminada Teatro FIV do Fundão é a nova recordista mundial em produção de leite. O recorde foi batido no 42º Concurso Leiteiro, realizado durante a 87ª ExpoZebu, em Uberaba. A vaca da raça Gir Leiteiro, de 8 anos e no quarto parto, alcançou a marca de 80,150 kg de leite por dia. Iluminada é de propriedade da Fazenda Fundão de Pains, no Centro-Oeste de Minas.
O recorde anterior era da vaca Gir Leiteiro chamada Helga FIV TOL, conquistado durante a 19ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro (Expogil), em 2017.
A atual recordista é filha do touro Teatro da Silvânia, reconhecido como o “Rei das Pistas”, pela capacidade de transmissão de produção de leite.
Atualmente, a genética do clone do Teatro está disponível para venda na empresa ABS Brasil. Segundo o Coordenador de Produto e Atendimento Leite da ABS, Fernando Rosa, a família Teatro representa imensa relevância para o agro.
“A importância do Teatro para a pecuária é certamente muito grande, pela qualidade de suas filhas, pela produção de leite e estrutura corporal. Essa importância levou à produção de seu clone, o Teatro II da Silvânia”, comentou.
O encerramento do 42º Concurso Leiteiro e divulgação dos resultados foi realizado na última quarta-feira (4), no Complexo Leiteiro Vanderley de Andrade. No total, 71 matrizes foram inscritas para a prova esse ano.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: primeiro clone de touro da raça Brahman produzido no Brasil é apresentado em Uberaba
‘Meia vaca’ é comprada por quase R$ 4 milhões em leilão da ExpoZebu
Entenda como ocorre o leilão de ‘meia vaca’ em feiras pecuárias como a ExpoZebu em Uberaba
Initial plugin text
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img