26.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioComo criar abelhas sem ferrão em casa; veja dicas para começar

Como criar abelhas sem ferrão em casa; veja dicas para começar

Este tipo de inseto não pica as pessoas porque perdeu a capacidade de ferroar há milhões de anos. Cartilha e curso da Embrapa ensinam como ser um apicultor. Já pensou em criar abelhas? Conheça quem está fazendo isso em casa
Reprodução/TV Globo
Já pensou em criar abelhas sem ferrão em casa? A atividade, chamada de meliponicultura, já tem sido praticada em grandes cidades pelos chamados “apicultores urbanos”, seja como fonte de renda ou por lazer.
As abelhas sem ferrão não picam e nem machucam as pessoas, pois perderam a capacidade de ferroar há milhões de anos. O Brasil abriga mais de 200 espécies delas, a maior diversidade deste tipo de inseto do mundo.
Elas polinizam bilhões de flores nos cultivos de plantas nativas, sendo que 39% das espécies vegetais dependem delas para se reproduzirem.
Veja a seguir dicas de como começar:
Para quem quer começar a criar abelhas sem ferrão deve, antes de tudo, descobrir quais são as abelhas nativas da região onde mora. Uma cartilha da Embrapa mostra a relação dessas espécies em cada estado. Confira aqui.
É importante fazer um curso e estudar bastante para que você consiga manter as abelhas saudáveis no quintal da sua casa ou na varanda do seu apartamento. No material da Embrapa, há bastante informação sobre este tema. Além disso, a entidade tem um curso on-line somente sobre a criação de abelhas sem ferrão.
É preciso checar se no estado onde você mora é necessário pedir autorização nas secretarias de agricultura e meio ambiente para criar as abelhas.
Veja a seguir uma reportagem do Globo Rural sobre os apicultores urbanos:
Abelhas urbanas sem ferrão são criadas dentro de casa e até em varandas de apartamentos em SP
Leia também:
Fruta não precisa ser luxo; veja como encontrar mais em conta
Como se sabe se um azeite é extravirgem ou não?
Você sabe escolher frutas e hortaliças? Veja 10 DICAS e tente o QUIZ

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img