Casos de sintomas gripais em tripulantes vêm provocando cancelamentos de voos em cidades do País. O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
Thiara Montefusco/Governo do Ceará
A empresa Fraport Brasil, que administra o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, confirmou que foram cancelados 94 voos na unidade entre os dias 1º e 9 de janeiro de 2022. Entre os nove primeiros dias do mês anterior, houve cinco cancelamentos. A administração afirmou, porém, que não tem acesso ao motivo pelos quais os voos foram cancelados.
A empresa Gol afirmou que não houve nenhum cancelamento de voo por causa de colaboradores que vieram a ser afastados por sintomas gripais. A Azul disse que alguns de seus voos estão sendo reprogramados por causa de dispensas médicas de tripulantes com sintomas gripais leves. A Latam informou que cancelou cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais em janeiro.
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Os cancelamentos estão ocorrendo em alguns aeroportos brasileiros — como Guarulhos, Viracorpos e Congonhas, em São Paulo — porque tripulantes estão testando positivo para a Covid-19 antes do embarque. Na manhã desta segunda-feira (10), cinco voos nacionais e um internacional, para Buenos Aires, foram cancelados em Guarulhos.
Azul
A Azul afirmou, em nota, que alguns de seus voos no mês de janeiro estão sendo reprogramados por razões operacionais. “A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes – casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves – e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e covid-19 no Brasil e no mundo”, disse.
Segundo a empresa, mais de 90% dos voos estão funcionando normalmente. Os clientes impactados pelos cancelamentos “estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária”, informou.
Gol
Gol afirmou que não teve cancelamentos de aeroportos por causa de tripulantes que estão com Covid-19 ou Influenza.
Divulgação/Gol
Já a Gol disse que houve aumento de casos positivos entre os colaboradores nos últimos dias, “mas nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo”. A empresa disse ter aumentado os alertas para que os cuidados sejam redobrados. A companhia ressaltou que os funcionários positivos estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa.
“Em relação a clientes, os casos positivos reportados antes do embarque estão sendo tratados com três opções oferecidas aos passageiros: cancelamento com o reembolso do valor total; cancelamento, mas com o valor total deixado como crédito para futuras compras; ou remarcação sem custos adicionais”, garantiu a empresa.
Latam
A Latam, por sua vez, informou que cancelou cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais programados pela companhia dentro e de/para o País durante todo o mês de janeiro. Isso ocorreu, conforme a companhia “em função do recente aumento de casos de Covid-19 e de Influenza”. A empresa disse que permanece reforçando as medidas de segurança e higiene em toda a sua operação e obedecendo os protocolos de segurança.
A companhia indicou que os clientes confiram o status do voo antes de se dirigir ao aeroporto e, caso tenha havido alterações, é possível pelo site da empresa remarcar a viagem sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso da passagem sem multa.
A companhia também ressaltou que “permite que passageiros diagnosticados com covid-19 possam remarcar uma vez a data de sua viagem sem multa, mas pagando diferença tarifária (se houver). O cliente poderá viajar a partir de 14 dias após o diagnóstico da doença ou certificando que não está mais na fase de contágio”.
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