27.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioEmpresa usa raio para transformar metano no esterco em adubo

Empresa usa raio para transformar metano no esterco em adubo

O metano é um gás que contribui com o efeito estufa, emitido por fontes que incluem vazamento de infraestrutura de combustível fóssil, aterros sanitários e criação de gado. Empresa usa raio para transformar metano do esterco em adubo
Uma empresa de tecnologia norueguesa, chamada N2 Applied, encontrou uma maneira de impedir que os dejetos do gado liberem metano usando um raio artificial.
O metano é um potente gás de efeito estufa emitido por fontes que incluem vazamento de infraestrutura de combustível fóssil, aterros sanitários e criação de gado.
A N2 Applied, sediada em Oslo, está testando sua tecnologia de plasma em vários locais na Europa, incluindo três fazendas no Reino Unido.
“Em essência, estamos aproveitando os raios para destruir os dejetos do gado e bloquear as emissões nocivas”, disse Chris Puttick da N2 à Reuters em uma das fazendas-teste em Buckinghamshire, na Inglaterra.
Neste local, 200 vacas leiteiras fornecem a ‘matéria-prima’: esterco. Um raspador de esterco coleta todos os excrementos do chão do celeiro e os deposita em uma fossa, onde são movidos pela máquina de N2, alojada em um contêiner de tamanho padrão.
O nitrogênio do ar e uma explosão de uma tocha de plasma de 50 kw são impelidos através da lama ‘travando’ as emissões de metano e amônia.
“Quando adicionamos nitrogênio do ar à pasta, isso muda o ambiente para parar basicamente a metanogênese. Então, diminui o PH para um pouco abaixo de seis e estamos captando isso cedo. Então, isso interrompe a decomposição dos micróbios do metano que, em seguida, liberam o gás para o ar “, disse Puttick, acrescentando que sua tecnologia patenteada é a única de seu tipo.
O que sai da máquina é um líquido marrom sem cheiro, chamado NEO – um fertilizante orgânico enriquecido com nitrogênio.
De acordo com o N2, seu NEO tem o dobro do conteúdo de nitrogênio do fertilizante de nitrogênio comum; um dos fertilizantes mais comumente usados ​​para aumentar a produção de milho, canola e outras culturas.
Puttick disse que testes independentes mostraram que sua tecnologia reduz as emissões de metano da lama em 99 por cento. Também reduz em 95% a emissão de amônia; descrito pela UE como uma das principais fontes de poluição atmosférica prejudicial para a saúde.
Em uma fazenda de gado leiteiro de 200 vacas, isso equivale a “uma redução de 199 toneladas de carbono equivalente a cada ano com uma máquina”, disse Puttick, acrescentando que agora estão procurando expandir a tecnologia em todo o setor de gado do Reino Unido, e recentemente instalou em uma fazenda de porcos.
Um modelo comercial do dispositivo deve ser lançado em junho de 2022, em uma forma modulação ‘empilhável’; assim, fazendas maiores podem adicionar unidades para lidar com sua quantidade de lama.
O preço exato ainda não foi anunciado, mas Puttick disse que o investimento de capital para uma fazenda será semelhante ao de um trator de médio porte.
A N2 Applied recebeu mais de 17 milhões de euros de financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizon2020 da União Europeia.
O Global Methane Pledge, lançado na cúpula da COP26 em Glasgow em novembro, se comprometeu a reduzir o metano em 30% até 2030.
COP-26: Países concordam em reduzir emissão do gás metano e acabar com desmatamento
O metano tem um potencial de retenção de calor maior do que o CO2, mas se decompõe na atmosfera mais rapidamente, o que significa que cortes profundos nas emissões de metano até 2030 podem ter um impacto rápido na redução do aquecimento global.
Um relatório da ONU em maio disse que cortes acentuados nas emissões de metano nesta década poderiam evitar quase 0,3 grau Celsius de aquecimento global até 2040.
Vídeos: tudo sobre agronegócios

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img