25.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioClima atrapalha colheita de melancias no centro-oeste paulista

Clima atrapalha colheita de melancias no centro-oeste paulista


Geada do início de agosto e período de estiagem prejudicaram desenvolvimento das mudas. Clima atrapalha colheita de melancias no centro-oeste paulista
Tv Tem
Muitas frutas fazem sucesso nesta época do ano, como a melancia. É época de colheita no centro-oeste do estado e o clima atrapalhou um pouco.
Em um sítio no município de Lutécia (SP), a variedade cultivada é a manchester, a mais comum na região. Como forma de proteger a fruta do calorão e dos fortes raios de sol, os produtores colocam um papel branco em cima delas. Ele é colocado quando a melancia atinge os oito quilos, com uma cola especial que não danifica a casca da fruta.
No entanto, o clima não ajudou e diminuiu a oferta da fruta. No sítio do produtor Ezequiel Ferreira Zandona, a safra atrasou um mês por conta da geada de agosto, que queimou parte das plantas. Além disso, a estiagem atrasou o desenvolvimento das mudas.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 21/11/2021)
Clima atrapalha colheita de melancias no centro-oeste paulista
Em outra roça localizada em Quatá (SP), a colheita também atrasou. A melancia demora cerca de 90 dias depois do plantio para chegar ao ponto certo. O tamanho da média é de nove quilos e a graúda fica na casa dos 13 quilos. Na região de Marília (SP), existem, atualmente, aproximadamente dois mil hectares cultivados com melancia.
Na propriedade do produtor Bruno Alexandre, a plantação é irrigada por gotejamento. O sistema não é muito comum nas lavouras de melancia, muito por conta do preço, onde a instalação gira em torno de R$ 8 mil por hectare.
Acesse + Tv Tem | Programação | Vídeos | Redes sociais
VÍDEOS: veja as reportagens do programa
Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img