Nova plataforma será capaz de detectar fogo em até três minutos, em um sistema de cruzamento de dados de satélites e dados meteorológicos, diz multinacional. Incêndio já destruiu mais de 6 mil hectares de área do Cerrado em MT
Sesc Pantanal
A JBS informou nesta segunda-feira (18) que está investindo em uma tecnologia para prevenir e combater incêndios no Pantanal.
Segundo a multinacional brasileira, a nova plataforma será capaz de detectar o fogo em até três minutos.
A iniciativa utiliza inteligência artificial através de uma plataforma integrada que cruza as seguintes informações:
Imagens de satélites e de câmeras posicionadas em torres instaladas em fazendas;
Dados meteorológicos;
Histórico de fogo no local para emitir alertas em tempo real sobre casos de incêndio;
Investimentos no trabalho de campo, com brigadas na linha de frente dos focos.
A expectativa é de redução de mais de 50% das áreas queimadas através da detecção precoce, afirma a multinacional brasileira, em nota.
O investimento da JBS no Pantanal será de R$ 26 milhões, que serão distribuídos ao longo de quatro anos. O objetivo é cobrir uma área de 2 milhões de hectares – que corresponde, por exemplo, ao território de Israel – nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Parte do Pantanal e regiões de transição com o Cerrado e a Amazônia terão monitoramento em tempo real a partir de uma solução desenvolvida pela Um Grau e Meio, uma das cinco startups brasileiras selecionadas para apresentar soluções ambientais na COP26, a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em breve em Glasglow, na Escócia.
VÍDEOS: saiba mais sobre o agronegócio
g1 > Agronegócios
Comentários do Facebook