30.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasNo Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, professor finaliza desafio para...

No Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, professor finaliza desafio para incentivar novas doações

Neste sábado (18) é comemorado o “Dia Mundial do Doador de Medula Óssea”, que além de ser uma justa homenagem aos doares, também serve para conscientizar sobre a importância da doação, para incentivar novas pessoas a realizar este ato de solidariedade.

Em Mato Grosso do Sul um dos exemplos de superação é Carlos Alberto Rezende, conhecido como “Professor Carlão”, que celebra 5 anos do seu transplante, após ser diagnosticado com aplasia medular severa. Para comemorar esta vitória ele completa neste sábado (18) o “Desafio 800 Sangue Bom”, onde percorreu 800 km de duatlo (corrida e pedal) desde o dia 7 de setembro.

Carlão saiu de Campo Grande no dia 7, passou por Presidente Prudente, cidade onde nasceu, e depois completa o seu desafio no município de Jaú, em São Paulo, local onde fez o transplante. Esta iniciativa, além de comemorar a vida, também serve para incentivar a população a fazer mais doações.

“Neste desafio caminhamos com fé, com muito amor e acolhida no caminho. Lembrando e pedindo novamente para que sejam doadores de sangue, de medula óssea e tornam-se doares de órgãos. Obrigado pelo apoio, orações e torcida”, declarou Carlos Alberto, ao longo do seu percurso.

Doações em MS

Em Mato Grosso do Sul, o Hemosul é o órgão responsável não só pela coleta de sangue, mas também pela coleta de medula óssea, atendendo a pacientes com as mais diversas patologias relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. São mais de 80 patologias que podem se beneficiar do transplante.

Para quem está disposto a salvar vidas e fazer a doação de medula óssea, é preciso apenas ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde, principalmente não pode ter doenças relacionadas ao sangue, como Hepatite e HIV, e qualquer tipo de Câncer. O candidato a doador deverá procurar a unidade do Hemosul para esclarecer dúvidas a respeito da doação.

O Dia Mundial do Doador se comemora sempre no 3° sábado do mês de setembro. A data foi criada pela World Marrow Donor Association (WMDA), para incentivar a doação de medula óssea em todo mundo.

Leonardo Rocha, Subcom

Fotos: Divulgação/Facebook

 

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img