Mato Grosso do Sul está sendo representado pela Associação de Pais e Atletas da Escolinha de Futsal (Apaefs), de Dourados, na 13ª Taça Brasil de Clubes de Futsal sub-17 masculino – Primeira Divisão. A cidade de Criciúma (SC) sedia os jogos, no ginásio do Colégio São Bento. As disputas começaram no domingo (12) e seguem até o próximo sábado (18).
A equipe sul-mato-grossense, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), já foi à quadra duas vezes. Na estreia, no domingo (12), vitória por 4 a 3 sobre o Clube de Regatas Saldanha da Gama (ES). Nesta segunda-feira (13), o time douradense empatou em 3 a 3 com a AJJR Futsal (DF). O terceiro confronto será nesta terça-feira (14), às 16h30 (horário de MS), contra a Associação de Pais e Atletas São Bento/Apasb (SC), clube sediante.
Esta edição da Taça conta com a participação de nove clubes de oito estados brasileiros, distribuídos em dois grupos. A chave A está com quatro equipes: Associação Atlética Banco do Brasil/Teresina/Mesa 14 (PI), Joinville Esporte Clube (SC), Barranca Esporte Clube (GO) e Associação Contra Ataque Paulista/Acap (SP). Já o B possui cinco integrantes: Apaefs (MS), Saldanha da Gama (ES), Apasb (SC), AJJR Futsal (DF) e Bento Gonçalves Futsal (RS).
Conforme o regulamento da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), organizadora do evento, os times enfrentam-se em turno único dentro dos grupos e os dois primeiros de cada avançam às semifinais. O campeão da Primeira Divisão garante acesso à elite da Taça, a Divisão Especial. Todas as partidas têm transmissão ao vivo pela página oficial da CBFS no Facebook (clique aqui para acessar).
A Apaefs é uma das principais equipes de Mato Grosso do Sul quando o assunto são categorias de base, investimento em jovens jogadores e formação de talentos. O clube trabalha desde a classe “mamadeira”, com crianças, até o adulto, nos gêneros feminino e masculino. No último Campeonato Estadual da categoria, realizado em Rio Verde de Mato Grosso, a agremiação de Dourados foi vice-campeã, mas recebeu o convite da Federação de Futsal do estado (FFSMS) para participar da Taça Brasil.
O time douradense é colecionador de títulos no estado. Entre as principais conquistas está o troféu do Estadual adulto e o tricampeonato na categoria sub-15, além da terceira colocação no sub-20.
Lucas Castro, Fundesporte
Fotos: Mônia Cris/CBFS
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul