A luta de Esgrima possui suas raízes nas práticas de combate e na era moderna foi sistematizada enquanto esporte, se tornando uma modalidade olímpica desde 1896, a modalidade foi escolhida pelo professor de Educação Física Ésli Rian Queiroz, da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, localizada em Sidrolândia, para desenvolver o trabalho com os estudantes do 9° ano do ensino fundamental, dentro da unidade temática “Lutas” da BNCC, com enfoque específico na modalidade de Esgrima.
Ação foi desenvolvida a partir das limitações impostas pelas normas de biossegurança por conta da pandemia de COVID-19. A luta de Esgrima possui suas raízes nas práticas de combate e na era moderna foi sistematizada enquanto esporte, se tornando uma modalidade olímpica desde 1896. De acordo com professor Ésli, a Educação Física escolar, sob o olhar da cultura corporal, deve proporcionar aos estudantes o acesso as diferentes práticas corporais sistematizadas pela humanidade ao longo de nossa história. Nessa perspectiva, o fazer pedagógico do professor pode buscar a superação do ensino pautado no modelo esportivista, no qual as modalidades coletivas acabam por ocupar um espaço de privilégio sobre outros conteúdos como as modalidades individuais, as danças, as ginásticas, as práticas corporais de aventura e as lutas.
A proposta se iniciou com uma aula teórica, contextualizando as lutas dentro da Educação Física Escolar e posteriormente foram exibidos vídeos sobre os fundamentos e regras básicas da Esgrima. Nos momentos não presenciais os alunos tiveram acesso a um vídeo tutorial de como elaborar uma espada de esgrima adaptada a partir de materiais recicláveis (garrafas PET, jornais, papéis, revistas, entre outros).
Com os materiais trazidos pelos estudantes, foi realizada uma oficina de construção de espadas e, posteriormente, uma vivência prática da Esgrima no pátio da escola. Os alunos puderam experienciar os movimentos básicos da esgrima, aprendendo os elementos de ataque e defesa presentes na luta, que não exigem contato físico entre os participantes. Após essa vivência, os estudantes foram levados a refletir sobre as relações entre os conhecimentos práticos e teóricos aprendidos nas últimas aulas.
Adersino Valensoela Gomes Junior, SED
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul