23.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasHá três anos, Euler oferece mais segurança no trânsito que já matou...

Há três anos, Euler oferece mais segurança no trânsito que já matou muita gente

“Era muito mal sinalizada, toda vez que tinha acidente a gente fazia uma revolução, vimos muita gente perder a vida nessa avenida.” Essas são as palavras da comerciante Ana Cláudia, 42 anos, sobre a Avenida Euler de Azevedo. Ana mora na região há aproximadamente 25 anos e tem uma lanchonete na via. Ela acrescentou que os acidentes acontecem, mas com uma frequência e gravidade menor.

Barreiras de concreto evitam colisões frontais na avenida

Desde a entrega da reforma, em 2018, apenas um acidente com morte foi registrado na via, conforme dados do Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran. A barreira de contenção de concreto New Jersey construída no trecho da avenida entre o quartel do 20 Regimento de Cavalaria Blindada e o Campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, contribuiu para evitar colisões frontais, que agravam os acidentes de trânsito. “A construção das barreiras de concreto, que foi e é muito criticado, evita colisões frontais, agravando acidentes de trânsito. Esse é o fator preponderante para que a via não registrasse mais tantos acidentes com morte, como antes”, disse o comandante do BPTran, tenente coronel Wellington Klimpel do Nascimento.

Os pedestres também sentem mais segurança após a reforma da avenida. O universitário Wanderson Lemes da Silva Junior, 25 anos, pratica caminhada três vezes por semana lá, e classifica como significativa a reforma. “Sem sombra de dúvidas, a via de pedestre criada, combinada com a iluminação de LED melhorou consideravelmente a região. Os pedestres têm mais segurança em caminhar, fazer atividades físicas, ir para o trabalho. Além de que com a iluminação, fica mais fácil visualizar e ter menos riscos de assaltos e qualquer tipo de incidentes dessa espécie. Também foram colocados pontos de ônibus no decorrer da avenida”, afirmou.

Há três anos, Euler oferece mais segurança no trânsito que já matou muita gente
Hélio Gomes tem um hortifrúti e viu as vendas aumentarem com a reforma

Com a reforma, o comerciante Hélio Gomes, 42 anos, resolveu mudar seu hortifrúti de para o outro lado da via, onde, segundo ele, seria melhor. “Achando que aqui seria melhor, mudei o ponto, por causa do movimento. Pela manhã o pessoal está indo trabalhar, e a tarde vai descendo, para a casa. Antes da obra era uma via muito rápida, o pessoal não parava fácil, agora é mais lenta. Melhorou por causa disso também”, afirmou.

Juntos por Campo Grande

A Euler de Azevedo, uma das principais avenidas de Campo Grande, foi revitalizada há três anos. Com investimento de R$ 17,5 milhões, oriundos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundesul), o Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Campo Grande, através do “Juntos por Campo Grande”, atendeu a uma reivindicação antiga da população.

A avenida teve a pista duplicada, o asfalto foi recapeado e foram instaladas muretas de contenção, cinco semáforos, faixas de pedestre, sendo duas passarelas elevadas (traffic calming).

Joilson Francelino, Subcom

Fotos: Saul Schramm

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img