Na capa, acolhida virtual da PGE, realizada há um mês, aos novos integrantes na função de estagiários da instituição
Nesta quarta-feira (18.8) é comemorado o Dia Nacional do Estagiário. A data foi estabelecida em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82 que regulamentou a lei existente sobre estágio, estabelecendo regras e limites para a atividade. Mesmo o decreto tendo sido revogado e substituído pela lei 11.788, de 2008, a comemoração se manteve neste dia para que os direitos e deveres dos estudantes sejam relembrados.
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) sabendo da importância desta fase para o estudante e no intuito de contribuir com a formação de novos profissionais, desde 2019, possui o Programa de Estágio Remunerado na modalidade não-obrigatório.
Naquele ano foram chamados oito acadêmicos do curso de Direito. Já em 2021, além desta opção outros universitários estão tendo a oportunidade de atuarem nas áreas de Tecnologia da Informação, Financeira, Jornalismo e Marketing totalizando 13 contratações. Todos começaram no mês passado.
Para a procuradora-Geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, a postura da PGE é de abrir as portas e colaborar cada vez mais com a sociedade oferecendo vagas de estágios. “Nossos processos seletivos são bastante concorridos e pretendemos, na medida da necessidade da instituição, oferecer oportunidades para mais áreas. A troca de conhecimento entre aqueles que estão na academia e aqueles que atuam no mercado de trabalho é enriquecedor e, no final, o resultado é de muita aprendizagem para todos”, afirma.
Saiba mais
Estagiário, do dicionário vem a descrição: “aquele que faz estágio, que se encontra, por um período probatório, exercendo uma atividade temporária numa empresa, instituição, relativo a estágio”. Alguns ainda referem-se ao sinônimo de trainee.
Considerado muito importante na carreira, o objetivo do estágio é fazer com que o estudante adquira experiências na prática e se torne um profissional para o mercado de trabalho. Entre os benefícios de se realizar um estágio estão o contato direto com a área escolhida, autoconhecimento, experiência no mercado de trabalho e construção de network.
A legislação prevê ainda diversos direitos para a pessoa estagiária. Alguns deles são direito a férias (após o estágio completar uma duração igual ou superior a um ano), pagamento de bolsa e auxílio-transporte ao estudante, jornada de no máximo seis horas diárias aos estudantes do ensino superior e seguro obrigatório contra acidentes, por exemplo.
Assessoria de Comunicação PGE/MS
Foto Capa: Esap
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul