O número de atendimentos feitos pela Ouvidoria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos – Agepan em julho de 2021 foi o maior dos últimos quatro meses. Foram registradas 145 solicitações, quantidade 14% maior que em junho, quando os registros somaram 128.
A tendência é de aumento desde março, quando foram registrados 107 atendimentos, número próximo aos verificados também em abril, com 102, e maio, com 103.
A Ouvidoria é um canal de ligação essencial entre o cidadão e a Agência e a nova direção vem buscando fortalecer esse atendimento, com divulgação dos meios de contato, com o uso das ferramentas digitais, com a facilitação do acesso. “As reclamações, as dúvidas, as denúncias e sugestões dos usuários são elementos importantes para buscarmos a melhoria da prestação dos serviços”, destaca o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis. “Com o monitoramento do que chega à Ouvidoria nós podemos fazer cumprir os direitos do usuário, direcionar uma fiscalização, cobrar das empresas providências que beneficiem o coletivo”, completa.
Serviços
O saneamento básico foi responsável pelas maiores demandas em julho, com 93 pedidos de informações e uma reclamação. A Agepan fiscaliza o abastecimento de água e esgotamento sanitário prestado pela Sanesul em 67 cidades, o que significa milhares de consumidores. “A maioria dos registros recebidos se configura como informação, com a questão sendo solucionada já no primeiro contato. Levamos esclarecimento e orientação a muitos consumidores, que ainda têm dúvidas sobre como pedir serviço, resolver um problema, falar com a empresa”, observa a ouvidora Cristiane Leite. “Esse é um trabalho que temos feito, em relação a todos os serviços: ajudar os usuários a buscar os meios mais adequados e ágeis para ter um problema solucionado com o prestador”.
O segundo serviço mais demandado foi o de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, com 37 registros. Também aí a Ouvidoria manteve a tendência de mais informar os passageiros que têm alguma dúvida: foram 37 contatos com esse objetivo, quatro denúncias e quatro reclamações.
A energia elétrica fechou o total de atendimentos com quatro pedidos de informações e duas reclamações registradas. Gás canalizado e rodovia foram áreas que não apresentaram solicitações no último mês.
Saiba mais
Quando procurar a Ouvidoria da Agepan:
- Sempre que não for atendido ou quando não houver atendimento disponível pelo SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente ou pela Ouvidoria do prestador do serviço.
- Quando o atendimento não for satisfatório ou se restarem dúvidas para a reclamação feita no SAC ou na Ouvidoria da empresa.
Canais de contato
- Telefone 0800 600 05 06 (para a maioria dos serviços) ou 0800 727 0167 (para energia elétrica)
- Sistema eletrônico http://ouvidoria.agepan.ms.gov.br/, com acesso também pelo App MS Digital
- E-mail: [email protected]
- Presencialmente: sede da Agência em Campo Grande – Av. Afonso Pena, 3.026, centro.
Gizele Oliveira, Agepan
Fotos: Cleidiomar Barbosa
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul