Mais de 13 milhões de toneladas foram recebidas. Bahia dobrou o volume de compras destes insumos do exterior. Primeiro semestre de 2021 tem recorde na importação de fertilizantes.
Getty Images via BBC
Em 2021, o Brasil importou o maior volume de fertilizantes já registrado pela série histórica, que teve início em 2011, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A movimentação de mais de 13 milhões de toneladas foram beneficiadas pelos preços bem remuneradores tanto do mercado internacional como do doméstico.
De acordo com a Conab, os produtores aproveitaram a troca favorável de alguns produtos agrícolas para realizarem compras antecipadas.
Mercado de orgânicos cresceu quase 10% desde o início de 2020, diz Sebrae
A maior parte das importações foram pelo Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, que juntos obtiveram 8,8 milhões de toneladas, equivalente a 67% do total.
Apesar de não estar entre os principais compradores, a Bahia dobrou o volume de importação de fertilizantes no período, o que pode significar um crescente investimento dos agricultores nas lavouras. Em 2020, o estado foi destaque na exportação de commodities, tendo obtido US$ 2,3 bilhões.
A Conab também apresentou dados sobre o mercado de fretes, que passa por um desaquecimento no mês de maio, que já ocorria desde abril. A justificativa para o cenário, segundo a instituição, é o período de entressafra, que tem menos volume de embarques.
Vídeos: tudo sobre agronegócios
G1 > AGRO
Comentários do Facebook