27.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasCom obra em andamento, revitalização do Parque dos Poderes terá foco na...

Com obra em andamento, revitalização do Parque dos Poderes terá foco na preservação da vegetação nativa

A primeira obra de revitalização do Parque dos Poderes segue em andamento e terá foco a preservação da mata nativa, tanto que o projeto foi criado pensando em cada detalhe para garantir uma obra sustentável para a sede dos poderes estaduais. As ciclovias inclusive serão feitas com traçado diferente, para que nenhuma árvore seja derrubada.

De acordo com a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), desde a elaboração do projeto houve o cuidado com a preservação do meio ambiente, com o objetivo que a vegetação nativa e fauna do Parque dos Poderes não fosse afetada. A intenção é que a reforma só traga benefícios aos servidores que trabalham no local e a população que frequenta o espaço para atividades físicas, esportivas e de lazer.

Secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel

Um dos grandes atrativos da obra será a implantação das ciclovias, que serão colocadas no canteiro central em um traçado, sem que nenhuma árvore seja derrubada.

Outro ponto segundo a Agesul é que não haverá na reforma nenhuma supressão de vegetação nativa. Somente será retirada a grama do canteiro central, para a adequação, e depois ela será reposta no local.

Também está incluído no projeto o trabalho de “paisagismo”, que será feito em volta do canteiro central, em outros pontos do Parque, entre eles em frente a Governadoria, na Avenida do Poeta Manoel de Barros.

“Estamos no meio de uma reserva ambiental, que temos muito orgulho. Esta obra terá o foco na preservação, de forma sustentável. Todo projeto foi pensado para que houvesse o mínimo de impacto ao meio ambiente, pois é um local que dividimos o espaço com a biodiversidade. É a área que une decisões políticas, famílias, esporte e a natureza”, disse o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Com obra em andamento, revitalização do Parque dos Poderes terá foco na preservação da vegetação nativa
Obra em andamento no Parque dos Poderes

Obra em andamento

A obra de revitalização do Parque já está em andamento e os trabalhos começaram em frente a Governadoria, na Avenida do Poeta Manoel de Barros. A primeira etapa prevê as atividades da rotatória da Agesul até a Secretaria Estadual de Educação (SED).

Com obra em andamento, revitalização do Parque dos Poderes terá foco na preservação da vegetação nativa

A Agesul informou que neste período já serão feitas algumas interdições para execução das obras, sempre deixando uma das pistas em frente as secretarias liberadas para não prejudicar o trânsito e acesso aos locais.

Na segunda etapa devem se incluir os trabalhos nas avenidas Valdir dos Santos Pereira e Desembargador José Nunes da Cunha e na terceira (etapa) as ações na (avenida) Manoel de Castro Pontes Júnior. As atividades começaram no começo do mês, após o governador Reinaldo Azambuja assinar ordem de serviço.

Melhorias

Com investimento de R$ 18,9 milhões, a primeira reforma da história do Parque vai dispor de uma restauração funcional do pavimento, drenagem das águas pluviais, urbanização do local e implantação de ciclovias, com acessibilidade para as calçadas. 

O recapeamento será de 110 mil m² de ruas, com 4 quilômetros de pista de caminhada e corrida, assim como 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central. Ainda estão incluídas três estações de ginástica, 70 bancos de descanso, paisagismo e todas as medidas e normas de acessibilidade.

Com obra em andamento, revitalização do Parque dos Poderes terá foco na preservação da vegetação nativa

O projeto também conta com a reforma dos estacionamentos, lixeiras e instalação de 41 abrigos nos pontos de ônibus para dar melhores condições aos servidores que utilizam o transporte coletivo.

O Parque ainda terá um centro de apoio às pessoas que frequentam o local, como banheiros masculinos, femininos e adaptados para as pessoas com deficiência. A sede dos poderes recebe muitas famílias e pessoas para atividades esportivas, além de ter vegetação nativa e a presença de animais silvestres.

Leonardo Rocha, Subcom

Fotos: Chico Ribeiro

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img