22.2 C
Campo Grande
HomeAgronegócioBrasil deve propor nova lei para rastrear fornecedor indireto de gado, diz...

Brasil deve propor nova lei para rastrear fornecedor indireto de gado, diz ministra

Sistema atual é ineficiente, segundo a ministra Tereza Cristina. O governo brasileiro vai propor uma nova lei para rastrear fornecedores indiretos de gado no Brasil que vendem bovinos para produtores como JBS e Marfrig, uma vez que alguns pecuaristas são considerados como importante vetor para o desmatamento.
Agro e polêmicas sobre preservação do meio ambiente
O que criadores de gado fazem para evitar o desmatamento
Em uma entrevista com correspondentes estrangeiros nesta segunda-feira (21), a ministra Tereza Cristina afirmou que o atual sistema de rastreamento é ineficiente para acompanhar produtores em uma área que envolve 5 milhões de propriedades rurais.
Fornecedores indiretos e desmatamento
Os fornecedores indiretos de gado são produtores que vendem bezerros e boi magro para serem engordados em fazendas regulares e que não são fiscalizados por governos e empresas. E estudos têm apontado que o desmatamento ocorre justamente nessas áreas.
Um deles, divulgado pela revista Science em julho de 2020, apontou, por exemplo, que cerca de 60% de todas as cabeças abatidas estão potencialmente contaminadas com o desmatamento ilegal em algum ponto da cadeia de suprimentos de empresas frigoríficas.
A pesquisa analisou os fluxos de gado entre fazendas no Pará e em Mato Grosso (dois dois maiores produtores do país).
Essa é uma das questões que tem colocado o agronegócio brasileiro no centro das polêmicas sobre meio ambiente, sofrendo pressões de outros países.
VÍDEOS: tudo sobre o agronegócio

Fonte:

G1 > AGRO

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img