A seleção brasileira de wrestling (modalidade também conhecida como luta olímpica) contará com três atletas e um técnico de Mato Grosso do Sul para a disputa do Campeonato Pan-Americano Cadete e Júnior 2021. A competição continental vai acontecer em Oaextepec, no México, entre os dias 9 de 13 de junho.
Assíria Daniela Maurício da Silva, de 20 anos, vai ajudar o Brasil na categoria júnior (18 a 20 anos) até 53 quilogramas (kg), no estilo livre feminino. No país da América do Norte, a atleta terá a companhia de seus dois irmãos. Pelo estilo livre masculino, Pedro Samuel Gonçalves da Silva, de 19 anos, enfrentará adversários na categoria júnior até 74 kg e Paulo André Gonçalves da Silva, de 17 anos, buscará o ouro na classe cadete (15 a 17 anos), até 65 kg.
Os campo-grandenses são treinados por Agnaldo Pereira dos Santos, um dos oito técnicos convocados pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) para comandar a delegação verde e amarela no México. Após classificar os atletas sul-mato-grossenses ao Pan, o profissional de 45 anos recebeu o troféu de treinador destaque da Seletiva Nacional Cadete e Júnior 2021, realizada no começo de maio em Rio Bonito (RJ).
A primeira convocação de Agnaldo à seleção brasileira coroa um trabalho intenso de quase duas décadas dedicado ao wrestling. O técnico espera auxiliar com excelência toda a equipe nacional composta por 32 atletas. “É uma grande satisfação poder representar o meu país. Sinto que essa convocação é um reconhecimento do trabalho. No México, espero ajudar a todos os atletas brasileiros no corner e fora do tapete”, disse em entrevista ao site da CBW.
“O wrestling está crescendo e podemos crescer ainda mais. Levar mais de 30 atletas em uma competição é algo marcante e que vai representar muito para atletas e treinadores que vão participar da competição”, completou Agnaldo, que forma e desenvolve atletas na RA Academia Fitness e Combat, em Campo Grande.
Assíria Daniela Silva, Pedro Samuel Silva e Agnaldo Santos estavam sendo contemplados pela última edição (2019-20) do programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, do Governo do Estado, concedido pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Os três profissionais do esporte, assim como Paulo André Silva, inscreveram-se para pleitear o auxílio financeiro neste ano (2021-22), que contemplará, ao todo, 235 atletas e 30 técnicos em 11 categorias.
Lucas Castro , Fundesporte
Fotos: Divulgação
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul