A agroindústria Mandioca Ki-Cozinha foi reinaugurada nesta semana na Comunidade Saiju, zona rural do município de Caarapó. O empreendimento que tem atuação de toda família Baratella, gera 35 empregos diretos e atende cerca de 10 municípios na região, entre eles Dourados, Caarapó, Naviraí, Iguatemi e Juti.
A Agencia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) fez arte dessa história, e o diretor executivo, Fernando Nascimento, destacou o empreendedorismo da família na qualidade de vida da sociedade e também a função social de gerar empregos diretos e indiretos.
“Ficamos extremamente felizes e orgulhosos de ver o sucesso de uma família de agricultores que representa muito bem o público que trabalhamos, qual seja, o de alçar voos maiores, servindo, inclusive, de exemplo e de motivação para continuarmos nosso trabalho de apoiar, orientar e buscar alternativas para geração de renda e qualidade de vida no campo”, falou em nome dos servidores da Agraer.
O empreendimento familiar que nasceu há 17 anos, começou com a produção diversificada para subsistência e venda apenas do excedente, mas com o passar do tempo passou a entregar no mercado em Caarapó e Dourados, vindo a expandir para outros municípios e gerar cerca de 35 empregos.
A Agencia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) junto com a Embrapa CPAO faz parte dessa história. Visionário, o empresário Valter Baratella, procurou a Agência e por muitos anos recebeu orientações e beneficiamento do produto.
Os anos se passaram e as melhorias foram sendo incorporadas até atingir uma produção expressiva e consolidar a marca “Ki Cozinha” no mercado. Atualmente o produtor cultiva aproximadamente 15 ha e outros 15 ha em parceria com outros produtores da região.
Além de enaltecer a união da família para o sucesso do empreendimento, Valter fez questão de lembrar do apoio que recebeu no início da jornada, enfatizando ainda o apoio das instituições públicas que sempre colaboraram em momentos importantes e difíceis do empreendimento.
Mireli Obando, Subcom (com informações Agraer)
Fotos: Agraer
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul