O começo da semana foi marcado pelo compromisso do governo do Paraguai para a construção da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, que vai consolidar a Rota Bioceânica Brasil-Chile.
O diretor-presidente da Itaipu Binacional paraguaia, Manuel Maria Cáceres Cardozo anunciou a licitação do empreendimento para o dia 1º de julho.
O governador Reinaldo Azambuja, destacou que 68% das exportações do Estado tem como destino o mercado asiático e o corredor rodoviário vai permitir que o transporte seja feito de forma mais competitiva. Para ele, o acordo representa um momento histórico.
A informação é que o projeto executivo já foi concluído. A ponte terá extensão de 1.300 metros, com um vão de 360 metros sobre o rio uma altura de 22 metros. Calculada para suportar grande tráfego de caminhões bitrens, a estrutura terá pista dupla e acesso para pedestres.
Concluído o processo licitatório, até o fim do ano, a obra será iniciada na sequência, com duração de 33 meses, ao custo de US$ 84 milhões.
Mireli Obando, Subsecretaria de Comunicação de MS
Foto: Chico Ribeiro
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul